QUARESMA 2018: TEMPO de GRAÇA e CONVERSÃO
Fraternidade e superação da violência
“Vós sois todos irmãos” (Mt 23,8)
A palavra quaresma significa quarenta. Para o Povo de Israel era o tempo de vida da maioria das pessoas daquela época. Por isso, o número quarenta representa o tempo de conversão. A quaresma nos propõe três práticas: a esmola, cujo significado é a partilha com os pobres; a oração como escuta e disponibilidade à vontade de Deus e o jejum, como forma de esvaziamento de si e solidariedade com os que padecem fome.
Sugerimos algumas práticas que podem ajudar na vivência desse tempo especial para aqueles que querem seguir mais de perto Jesus Cristo como seus discípulos missionários:
- Participar das missas durante a semana
- Participar da via-sacra
- Participar dos encontros em família
- Fazer um bom exame de consciência e uma boa confissão
- Jejuar nas quartas e sextas-feiras
- Participar das caminhadas penitenciais
I Semana da Quaresma: Vencendo as tentações do dia a dia (Mc 1,12-15)
As tentações de Jesus são as tentações do Povo de Israel e as nossas tentações. Buscamos a felicidade no dinheiro, no poder e nas coisas fáceis. Não raramente esquecemos que nossa vocação é servir. Esta semana você é convidado a avaliar seu comportamento, suas tentações. Onde você tem colocado seus interesses, lá está seu coração. Será que seu coração está em Deus? Supera-se a violência colocando o coração no Deus de Jesus Cristo.
- Rezar o Salmo 23 cada dia da semana: O Senhor é meu pastor
- Jejuar da língua, ou seja, evitar julgar, condenar, comentar sobre as pessoas ou dizer palavras que não edificam, ofendem ou que sejam inconvenientes.
- Visitar um doente de seu bairro.
II Semana da Quaresma: Transfigurando-se ao ouvir o Filho Amado (Mc 9,2-10) A transfiguração de Jesus é a certeza da ressurreição como transformação de nosso corpo frágil em um corpo glorioso. A escuta do que diz Jesus e a prática de sua palavra nos conduzem à vida eterna e à verdadeira felicidade, que começa aqui e perdura na eternidade. A superação da violência só acontece à medida que transfigurarmos a sociedade em um lugar mais justo de se viver.
- Rezar o Salmo 1 sobre os dois caminhos. Qual caminho você escolhe e quer perseverar?
- Jejuar da língua.
- Convidar vizinhos ou a família para rezarem juntos o terço contemplando os mistérios dolorosos.
III Semana da Quaresma: O verdadeiro Templo de Deus é o ser humano! (Jo 2,13-25).
Jesus fica indignado ao ver o Templo transformado em um lugar de comércio com Deus, usando a religião para interesses próprios e desprezando o Templo Verdadeiro: o ser humano. Esta semana você está convidado a ver a vida humana como sagrada diante de Deus! Boa parte da violência tem sua raiz no fato do dinheiro ter se tornado o fator mais importante da vida.
- Rezar o Salmo 32: Feliz aquele cuja falta é perdoada
- Fazer um bom exame de consciência e uma boa confissão em vista de uma conversão verdadeira.
- Visitar um idoso ou fazer uma visita no asilo.
- Jejuar da língua.
IV Semana da Quaresma: Deus nos deu de presente seu Filho único (Jo 3,14-21)
Deus Pai, desde a criação do mundo, já pensava em nos enviar de presente seu Filho único para nos revelar como seu amor é grande por cada um de nós e como somos importantes para Deus. Independente do pecado humano, o Filho de Deus viria ao mundo pela ação do Espírito Santo, pois isso já fazia parte dos planos da Trindade. Como o ser humano pecou, Ele também perdoa nossos pecados. Esta semana você é convidado a olhar para aqueles que mais sofrem. Há dores que não podemos evitar, mas podemos amenizar.
- Rezar o Salmo 22: Meu Deus, por que me abandonastes? Entrar em comunhão com todos os abandonados do nosso mundo, vítimas das diversas violências.
- Jejuar na quarta e na sexta-feira em solidariedade com todos os que passam fome.
- Visitar uma família pobre e ajudá-la em suas necessidades
- Continuar o jejum da língua.
IV Semana da Quaresma: Queremos ver Jesus! (Jo 12,20-33)
Não basta ver Jesus fisicamente, mas de forma profunda através da fé. É necessário vê-lo em cada irmão, independente de quem seja. Cristo está em todos, ainda que nem todos estejam em Cristo. Esta semana você deverá avaliar suas relações com as pessoas e com Deus. Há verdade, sinceridade, transparência em seus relacionamentos? Você perdoa quem te ofende? Procura tratar todos com delicadeza, educação, justiça e misericórdia? Supera-se a violência quando temos relações pessoais e sociais baseadas nos valores do Evangelho.
- Rezar o Salmo 86: Inclina teu ouvido e responde-me!
- Continuar o jejum da língua
- Telefonar, passar um email ou enviar uma mensagem de whatsapp para alguém que há muito tempo você não encontra.
- Participar das celebrações da semana santa, principalmente do Tríduo Pacal (quinta, sexta e sábado santo).