O Retiro anual do Clero da Diocese de Leopoldina MG, aconteceu entre os dias 23 e 26 deste mês, na cidade de Cachoeira do Campo, na casa Retiro das Rosas, e teve a orientação de Pe. Paulo Roberto Gomes, MSC. O tema geral foi este: “Contemplando Jesus de Nazaré em vista de nossa humanização’, destacando, assim, o evento da Encarnação com algo decisivo em nosso encontro pessoal com Jesus de Nazaré.
Pe. Paulo Roberto, pregador de nosso retiro espiritual destacou pontos importantes sobre a humanidade de Jesus de Nazaré, destacando sua especial acolhida, amor e misericórdia para com todos aqueles que Dele se aproximavam. Lembrou-nos, ainda, de nossa humanidade e nossas fraquezas, tantas vezes esquecidas em nome de uma missão maior que pode, inclusive, nos desumanizar se não tocarmos em nós a profundidade de nossos sentimentos, de nosso ‘eu’.
Sabemos que o homem só será feliz quanto tocar o ‘terreno vazio de seu coração’ e ali plantar os sentimentos verdadeiros e únicos que o capacitam para a vida e a humanização. Cada pessoa, ao encontrar-se com Jesus, era provocada para este verdadeiro encontro consigo e com o outro. Não podemos fugir daquilo que somos ou nos tornamos; é sobre esta nossa humanidade que o bom Deus escolheu derramar a sua graça.
Nestes dias de Retiro, tal qual, o Mestre Jesus, nosso orientador – Pe. Paulo Roberto, foi capaz de nos dizer uma palavra simples e profunda, que brotou de seu coração, sua vida e suas experiências. Ele nos apontou caminhos e direcionamentos e, acima de tudo, nos fez perceber que somos plenamente amados nesta humanidade que Deus nos deu.
Lembramo-nos durante este tempo que é preciso curar nossas feridas com o óleo da alegria, o vinho da doação e da ternura, porque muitas vezes nós somos aquele home ferido à beira do caminho (Parábola do Bom Samaritano). É necessário lavar os pés uns dos outros e deixar acontecer entre nós aquela ‘nova humanidade’ que brota da Cruz e do Serviço no Amor. É preciso reavivar em nós os mesmos sentimentos de Jesus, conforme nos lembra Fl 2,5: “Haja entre vós o mesmo sentir e pensar que no Cristo Jesus”.
Este Retiro espiritual foi um tempo de verdadeira graça na vida de nossa Igreja Particular, pois pudemos partilhar o pão da Palavra, o vinho da ternura e da delicadeza espiritual, tão necessários à nossa missão de pastores. Foi um tempo fecundo no Amor Daquele que nos criou, pois percebemos a nossa humanidade ‘dom’ de Deus, ‘dom’ para o nosso irmão e ‘dom’ para nós mesmos.
Agradecemos a todos que rezaram por nós neste tempo de ausência de nossas paróquias e comunidades e também agradecemos nosso orientador – Pe. Paulo Roberto- por nos proporcionar estes momentos especiais de comunhão e fraternidade.
Abaixo, deixamos um texto que foi inspiração de nosso Retiro e que o próprio Padre Paulo nos permitiu publicar. Que Deus abençoe a todos e nos fortaleça em nosso ministério.
Fraternalmente,
Pe. Antonio Marcio Marques de Queiroz
Administrador da Paróquia Nossa Senhora da Consolação em Além Paraíba
Assessor diocesano da Catequese
CLIQUE AQUI e acesse ao conteúdo do retiro CREMOS EM UM DEUS FRACASSADO –