A Diocese de Leopoldina dará um importante passo em sua história com a revitalização do Cabido Diocesano, instituído em 1949 pelo Papa Pio XII, a pedido de Dom Delfim Ribeiro Guedes. Ao longo das décadas, com o falecimento dos membros, apenas uma das dez cadeiras permanece ocupada, pelo cônego Sebastião Jorge Corrêa.
Sensível às demandas pastorais, Dom Edson Oriolo decidiu revitalizar o Cabido dos Cônegos Catedráticos, nomeando sacerdotes para ocupar as cadeiras vagas. Em uma reunião recente com os nomeados, realizada no Seminário Nossa Senhora Aparecida, em Leopoldina (MG), o bispo destacou a relevância histórica e pastoral do Cabido, cuja missão será apoiar o governo diocesano, especialmente na gestão do patrimônio. “O Cabido dos Cônegos transcende funções administrativas e litúrgicas, simbolizando comunhão presbiteral e colegialidade, além de representar o povo de Deus. É uma tradição que remonta a 1949, instituída pelo Papa Pio XII”, afirmou.
A revitalização será marcada por uma Solene Celebração Eucarística no dia 20 de janeiro, Dia de São Sebastião, às 18h, com a posse dos novos membros. Em seguida, haverá a Santa Missa, às 19h.
Breve Histórico
O Cabido da Catedral Diocesana de São Sebastião foi instituído em 30 de abril de 1949 pela bula apostólica Sapienter Proescribunt do Papa Pio XII e instalado na Sé Episcopal da Diocese de Leopoldina em 9 de outubro de 1949. Seu estatuto foi aprovado em 28 de junho de 1950, compondo-se inicialmente de dez cônegos catedráticos. Desde sua criação, os cabidos têm desempenhado papel essencial no apoio litúrgico, pastoral e administrativo das dioceses, fortalecendo a governança episcopal.
A revitalização reestabeleceu as cadeiras do Cabido com os seguintes sucessores:
1ª Cadeira: Côn. Paulo Roberto Gomes (sucessor de Côn. Venício Santos e Silva)
2ª Cadeira: Côn. Adilson José Dias Nery (sucessor de Mons. Antônio José Chámel)
3ª Cadeira: Mons. Con. Waltencyr Alves Rodrigues (sucessor de Mons. Geraldo Mendes Monteiro)
4ª Cadeira: Con. Carlos Roberto Moreira de Oliveira (sucessor de Mons. João Macário de Castro)
5ª Cadeira: Côn. Sebastião Jorge Corrêa (atual ocupante, sucessor de Mons. Solindo José da Cunha)
6ª Cadeira: Côn. Oliveiro Teodoro Pereira (sucessor de Mons. Ibrahim Gomes Caputo)
7ª Cadeira: Mons. Con. José Carlos Ferreira Leite (sucessor de Mons. Antônio Xavier Rodrigues)
8ª Cadeira: Côn. Edmilson Ferreira de Souza (sucessor de Côn. Ivo Sebastião da Cunha)
9ª Cadeira: Côn. Marcelo Sérgio Barros (sucessor de Mons. Guilherme de Oliveira)
10ª Cadeira: Mons. Con. Antônio Luís da Silva (sucessor de Mons. Lincoln Ramos)