Faz pouco tempo que conheço Monsenhor Chámel,mas é como se tivesse convivido com ele a minha vida inteira.
Quando Dom José Eudes tomou posse na Diocese de Leopoldina, passei umas semanas aqui para ajudar mãe a organizar a mudança deles. E fiquei admirada com aquele Padre humilde, de aparência frágil, mas que transmitia o vigor e a disposição de um jovem.
Ao saber que Mons. Chámel celebrava todos os dias no Asilo e era responsável pelo Arquivo e Memorial da Cúria , fiquei ainda mais impressionada.
Pude presenciar quando Mons. Chámel disse a Dom José Eudes que estava ali para servir e obedecer o Bispo; assim como fizera com todos os Bispos que passaram por esta Diocese. Quanta demonstração de serviço e obediência; mesmo aposentado , já com certa idade, ali estava e está Mons. Chámel demonstrando respeito ao seu jovem Bispo; assim como a sessenta anos prometera fidelidade ao Bispo que o ordenou e a seus sucessores.
Conversando mais com Mons. Chamel, descobri que nós dois trabalhávamos com arquivos. Coloquei-me à disposição para ajudá-lo e Mons. Chámel aceitou; para surpresa de muita gente!
Foram ótimos dias! Mons. Chámel verificava tudo, sabia de cada detalhe daqueles arquivos; cada papel; cada retrato! E me fazia uma recomendação –“ Zeca, não jogue nada fora, por mais insignificante que pareça, faz parte da nossa História.”
E nossas conversas! Mons. Chámel sabe tudo e com detalhes riquíssimos! Ele passou a fazer parte de nossa família ;todos chegam aqui e perguntam por ele; gostamos de suas histórias, de suas lembranças, de sua vivacidade.
Monsenhor Chámel preocupa-se com todos. Tem sempre dois reais para dar àqueles que o esperam nas escadarias da Praça Nossa Senhora da Paz ou em frente à Cúria. Um padre precisa, lá está ele para celebrar. O Bispo precisa, lá está ele para viajar, sempre alegre e disponível.
Hoje, ao completar sessenta anos de vida sacerdotal, nós só podemos agradecer a Deus por tê-lo colocado em nossas vidas!
Que todos nós possamos seguir o exemplo deste SACERDOTE na humildade, no serviço, na obediência, na mansidão e no amor fraterno a todos.
Parabéns Monsenhor Chámel! Nós o amamos muito !
Zeca (Maria José) e familiares de Dom José Eudes.
Leopoldina, 08 de dezembro de 2016.
Clique Aqui e Confira as fotos
