No domingo, dia 24 de setembro, o grupo das Mães que oram pelos filhos do Santuário Santa Rita de Cássia em Cataguases realizou seu I Encontro Paroquial. O evento foi realizado no espaço cedido pelas Irmãs Carmelitas da Divina Providência, o Colégio Carmo, situado no centro da cidade e reuniu aproximadamente 280 pessoas de Cataguases, Sereno, Astolfo Dutra, Leopoldina, Ribeiro Junqueira, Juiz de Fora, Durandé e Ubá.
A coordenadora estadual do Movimento, Raquel de Paiva Bassoto, iniciou o encontro com a entronização da imagem de Nossa Senhora de La Salette, padroeira do movimento, seguindo com a primeira pregação “Uma inspiração de Deus”. Logo em seguida, a coordenadora paroquial, Ílbia Santana Otoni Alágia; a mãe formadora, Sabrina Gouvêa Pessanha; a mãe música e coordenadora estadual do serviço de música, Flávia Lobo; e a coordenadora do estado de Minas Gerais, Raquel, realizaram um talk show sobre o carisma e a espiritualidade do movimento. O pároco e reitor do Santuário, Pe. Renato César Stampini Oliveira também esteve presente e acolheu a todos com alegria.
Após o intervalo do almoço, o pregador e filho de mãe que ora, Wederson Alves, da Paróquia Santa Rita de Cássia da Arquidiocese de Juiz de Fora, teve como tema de sua pregação “La Salette: o grito de uma mãe”. Posteriormente, o assessor eclesiástico do movimento na Diocese de Leopoldina e nosso vigário paroquial, Pe. Jovani Becari Moreira, deixou sua mensagem a todas as mães presentes e compartilhou a sua experiência enquanto diretor espiritual. O encontro foi encerrado com a adoração ao Santíssimo Sacramento e a Santa Missa no Santuário.
Ílbia Santana Otoni Alágia (coordenadora paroquial) comentou que há quatro anos algumas pessoas se reuniram para iniciar o grupo das ‘Mães que oram pelos filhos’ em nosso Santuário, pedindo a intercessão de Nossa Senhora de La Salette na condução de nossos filhos no caminho da fé e do amor. “Hoje, estou aqui para
agradecer primeiramente a Deus que tem nos permitido trilhar esse caminho de fé e também a todas as mães que se juntaram a nós. Tenham certeza que o Senhor alcançou o que desejamos em nossas orações”, comentou.
Já Sabrina Gouvêa Pessanha (mãe formadora), a formação do movimento foi um sonho que se tornou realidade. “Evangelizar pelo amor”, enfatizou. Ela questionou se existe amor maior que o de mãe. Disse ainda que Nossa Senhora de La Salette nos acolhe em seu colo e nos permite continuar através da sua intercessão. “O 1° Encontro Paroquial das mães que oram pelos filhos do Santuário Santa Rita de Cássia foi exatamente da forma que Deus permitiu e foi muito mas muito além do que podíamos imaginar”, manifestou.
O padre Jovani Becari Moreira (assessor eclesiástico do movimento na diocese) disse que este encontro paroquial foi para nos mostrar os detalhes dos cuidados de Deus pelas mães que oram pelos filhos, que com muito carinho prepararam esse domingo de oração, reflexão, partilha e muita alegria, pois mãe que ora tem alegria no coração em saber que será escutada por Deus através da intercessão de Nossa Senhora da Salette. “Um dos grandes objetivos alcançados por este encontro foi estreitar ainda mais a vivência do tripé do movimento: humildade, obediência e unidade, características que fazem com que o movimento consiga viver e amadurecer seu carisma que é suscitar um exército de mães que tem como objetivo restaurar as famílias pelo poder da oração de intercessão”, disse. O sacerdote comentou ainda que é desejo da comunidade paroquial fazer com que o movimento se torne ainda mais conhecido e possa continuar crescendo em toda a diocese, para que mais famílias possam participar dessa bênção.
Para Isabella Ferreira, da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, foi um dia maravilhoso. “É sempre muito importante para nossos filhos e nossa família estarmos em oração e com esse exército de mães unidas nos fortalecemos ainda mais! Parabéns a todos pela organização! Que venham mais encontros”, sugeriu
Cristiane Paes é da Paróquia Santa Rita de Cássia e disse estar sem palavras para descrever tamanha emoção durante o encontro. “Que bênção rezarmos juntas e que energia contagiante! Gratidão ao movimento e a todos os envolvidos que contribuíram de alguma forma para que este encontro se realizasse. Começo minha semana completamente renovada na fé! Que Nossa Senhora de La Salette nos abençoe hoje e sempre”.
Ana Lúcia Paixão Lacerda, da Igreja Santo Antônio de Ribeiro Junqueira descreveu o momento como belo. “Amei cada momento. Esse exército de mães que oram é uma bênção. Que Nossa Senhora de La Salette interceda sempre por nós, porque nós cremos no Deus que pode tudo, tudo, tudo”, elogiou.
SANTUÁRIO SANTA RITA DE CÁSSIA
PASTORAL DA COMUNICAÇÃO