Seminário Maior realiza retiro espiritual
Os seminaristas, dos cursos de filosofia e teologia, reuniram-se nos dias 25, 26, 27 e 28 de Maio na casa de retiros no colégio dos Jesuítas em Juiz de Fora para participarem, como acontecem todos os anos, de um retiro espiritual.
O momento de espiritualidade foi conduzido pelo Frei Gilberto Teixeira da Silveira, membro da fraternidade dos Franciscanos de Santa Maria dos Anjos, que atualmente acompanha os seminaristas de nossa diocese nos momentos mensais de espiritualidade.
O retiro foi baseado na contemplação das imagens da Via Sacra da Ressurreição fundamentadas nas Sagradas Escrituras, no pensamento do Papa Francisco e de alguns santos da Igreja, além da realização de um profundo momento de adoração realizado na quinta-feira, dia 26, solenidade de Corpus Christi.
As Diretrizes para a formação dos presbíteros da Igreja no Brasil orientam os formadores e os seminaristas sobre a importância da realização de momentos como este: “Sejam promovidos frequentemente dias dedicados à espiritualidade como retiros, vigílias, manhãs de oração, e outros. O seminário valorize, também, as práticas de piedade mais comuns da religiosidade popular, como o rosário e a via-sacra, a visita e a adoração ao Santíssimo, patrimônios do povo cristão” (DFPIB 296).
A Santa Missa de encerramento do retiro espiritual contou com a presença do reitor Padre Edmilson Ferreira de Souza que agradeceu ao Frei Gilberto Teixeira pela colaboração na dimensão espiritual de nossos seminários.
No domingo, dia 29, os seminaristas visitaram a Paróquia Santo Antônio, em Astolfo Dutra, e a Paróquia Nossa Senhora das Dores, em Dona Euzébia, agradecendo pelas doações enviadas aos seminários e convidando os jovens para nossos encontros vocacionais. À noite participaram da primeira missa do Padre Juliano Régis do Carmo na Paróquia Nossa Senhora do Rosário em Leopoldina juntamente com o reitor Padre Edmilson Ferreira. O neo-sacerdote esteve presente, no último dia 30 de maio, no seminário, em Juiz de Fora, para a celebração de sua primeira missa junto à comunidade. Rezemos pelas diversas vocações.












