O bispo da Diocese de Leopoldina, dom Edson Oriolo, presidiu nesta Segunda-feira da Semana Santa, 11 de abril de 2022, uma Missa na Catedral de São Sebastião, em Leopoldina (MG).
A liturgia do dia faz memória ao Senhor dos Passos, lembrando o trajeto percorrido por Jesus, desde sua condenação à morte.
Foram os concelebrantes os padres: Wallace Andrade Teixeira, cura da Catedral Diocesana de São Sebastião; Valtenir Lima e Silva, reitor do Santuário Diocesano São José Operário; Adilson José Dias Nery, pároco de Nossa Senhora do Rosário de Leopoldina e o monsenhor Antônio José Chámel, capelão do Asilo Santo Antônio, também em Leopoldina.
Em homilia, o bispo refletiu sobre o Evangelho (Jo 12,1-11), além de destacar que o mesmo chama a atenção para amarmos cada vez mais Cristo. “Temos a eucaristia, os sacramentos, a vida da Igreja, com seus momentos de adoração e exercícios de piedade”, acrescentou.
Dom Edson Oriolo disse ainda que as procissões são uma maneira pública de demonstrarmos a fé, daquilo que rezamos na Igreja. Elogiou a iniciativa dos sacerdotes que estão trabalhando o “Inter paroquial”, em municípios com mais de uma paróquia, elogiando a sensibilidade de elaborarem programações que demonstram a unidade da Igreja, citando a Exortação Apostólica “Ecclesia in América”, do Santo Padre João Paulo II, que dá detalhes sobre a evangelização na América, descrevendo, entre outros assuntos, o entrosamento das comunidades paroquiais. “Venho insistindo que esse tipo de trabalho se estenda em toda a Diocese de Leopoldina, fortalecendo cada vez mais nossa Igreja”, finalizou.
Após a Santa Missa, os fiéis saíram em procissão com a imagem do Senhor dos Passos até o Santuário Diocesano São José Operário, onde a imagem ficou depositada.
Na Terça-feira da Semana Santa a procissão com a imagem de Nossa Senhora das Dores sai da catedral para a Igreja Matriz do Rosário. Já na Quarta-feira da Semana Santa, quando lembramos do encontro de Jesus Cristo com Nossa Senhora (Sermão do Encontro), as imagens saem dos respectivos templos até a Catedral de São Sebastião.
Tanto a agenda do bispo quanto as programações das paróquias na Semana Santa podem ser conferidas no link abaixo.
Veja também:
Solenidade de Domingo de Ramos marca abertura da Semana Santa.