Em Leopoldina (MG), está localizado o Seminário Diocesano Nossa Senhora Aparecida, dedicado a formação propedêutica e filosófica. Nesta terça-feira, 02 de fevereiro de 2022, sete jovens foram acolhidos no seminário, dando início a fase introdutória, se unindo aos demais seminaristas que avançaram para a etapa da filosofia.
Segundo o reitor, padre Alessandro Tavares Alves, é um momento de grande Graça e uma semana de conhecimento da rotina da casa, além de estarem vivenciando um retiro espiritual. Disse que está orando, para que Maria, mãe das vocações, interceda ao seu Filho, Bom Pastor, pela realização vocacional de cada jovem integrante do Seminário.
Confira a relação dos novos propedeutas:
Durante todos os anos, a Equipe Vocacional promove encontros vocacionais com o intuito de apresentar a vocação presbiteral aos jovens da Igreja particular de Leopoldina. No ano passado, sete candidatos foram aprovados para ingressarem no seminário propedêutico.
A estrutura de formação da Diocese de Leopoldina é composta por duas casas de formação, sendo uma localizada em Leopoldina (MG), dedicado a experiência propedêutica, que contribui com a preparação humana, espiritual e intelectual dos vocacionados. Além disso, no Seminário Diocesano Nossa Senhora Aparecida, residem os seminaristas que iniciaram o curso de filosofia no ano passado.
Já o Seminário Maior Nossa Senhora de Guadalupe, localizado em Juiz de Fora (MG), estão os seminaristas que cursam teologia, além daqueles que iniciaram há mais tempo o curso de filosofia em instituições de ensino superior dessa região metropolitana.
Com a nova proposta da Diocese de Leopoldina, os novos seminaristas permanecem em Leopoldina, próximo ao bispo, até concluírem a etapa do discipulado, para depois ingressarem no Seminário Maior, em Juiz de Fora.