A Solenidade da Imaculada Conceição é celebrada no dia 08 de dezembro por toda a Igreja, em especial na Diocese de Leopoldina, que conta com cinco paróquias com o título mariano, localizadas em Cataguases, Muriaé, Conceição da Boa Vista (Recreio), Laranjal e Estrela Dalva.
No contexto dessa celebração, o bispo de Leopoldina, dom Edson Oriolo, presidiu celebração eucarística no ‘Dia da Padroeira’, na Igreja Matriz Nossa Senhora Imaculada Conceição, localizada em Muriaé (MG). O momento também marcou as comemorações do Ano Jubilar da paróquia, que comemora seus 90 anos de criação.
Sob a liderança do pároco, padre Carlos Roberto Moreira, e do seu vigário paroquial, padre Elcione Leite de Paula, a comunidade paroquial se dedicou intensamente aos preparativos deste momento festivo. As comemorações incluíram um novenário, missas, procissões, carreatas, e o lançamento de uma edição histórica de uma revista sobre a paróquia, entre outras atividades.
Durante sua homilia, Dom Edson Oriolo enfatizou a importância da Imaculada Conceição e o papel central de Maria na história da Salvação e na vida dos fiéis, destacando que “graças ao seu ‘Sim’, temos a Igreja com seus Sacramentos, as pastorais, movimentos e tantos outros trabalhos valiosos. “Ela nos convida a ser pessoas de oração e intimidade com Deus”, refletiu.
Dom Edson fez memória do primeiro bispo diocesano de Leopoldina, Dom Delfim Ribeiro Guedes, natural de Maria da Fé, no sul de Minas Gerais. Dom Delfim foi responsável por trazer para a região os Missionários do Sagrado Coração de Jesus (MSC), uma congregação religiosa pioneira na evangelização em Muriaé e em outras regiões do Brasil. Oriolo destacou a prática da mistagogia, uma abordagem que enfatiza a importância dos Mistérios de Jesus Cristo, que é observada tanto no sul de Minas Gerais quanto na região sudeste pelos MSC, em especial na cidade de Muriaé, cujo trabalho pioneiro de evangelização realizado pelos religiosos tem fortalecido a vida de oração do povo de Deus presente nesta região.
A Igreja Nossa Senhora da Conceição de Muriaé pertenceu ao território paroquial da Paróquia São Paulo, cujos trabalhos de evangelização foram liderados pelos missionários do Sagrado Coração de Jesus. Seu decreto criação foi assinado pelo Arcebispo de Mariana, Dom Helvécio Gomes de Oliveira, em 10 de abril de 1933. Mais tarde, com a criação da Diocese de Leopoldina, em 1942, a referida paróquia passou a integrar ao bispado de Leopoldina.
O padre Carlos Roberto Moreira lembrou que os 90 anos representam a criação da paróquia, ressaltando que a caminhada da comunidade existe há 141 anos, quando o senhor João Lourenço Franquine e o senhor Antônio Laviola, dois importantes comerciantes e líderes na comunidade, percebendo o apelo do povo para edificação de um templo, tiveram a iniciativa de promover uma campanha para arrecadação de fundos para a construção de uma capela no bairro Barra, dedicada a Nossa Senhora da Conceição.
“Tenho plena consciência que celebrar 90 anos de história é algo enobrecedor, gratificante, enriquecedor e desafiante, mas aqui estamos, dispostos a dar continuidade a tudo que já se realizou. Hoje os desafios são outros, e não menores que os de ontem, mas evangelizar é preciso”, enfatizou.
As festividades da Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição de Muriaé, que também marcam o Ano Jubilar de 90 anos da paróquia, tiveram início em 29 de novembro e se estenderão até 10 de dezembro.


















