A Solenidade de Nossa Senhora da Conceição Aparecida é celebrada em todo o Brasil com carinho e entusiasmo por milhares de fiéis e em nossa região não é diferente, sendo o 12 de outubro um momento de honra à padroeira do Brasil.
Na Diocese de Leopoldina todas as paróquias prepararam suas programações especiais de missas. Destaque para o Seminário Diocesano Nossa Senhora Aparecida, localizado em Leopoldina (MG). A programação local teve início pela manhã do dia 12 de outubro, com o Ato de Consagração, em frente ao seminário, cuja casa de formação acolhe os seminaristas “filhos” de nossas paróquias da região.
Logo em seguida houve uma procissão até a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, onde o bispo diocesano, Dom Edson Oriolo, presidiu uma Solene Celebração Eucarística, na qual concelebraram o reitor do seminário, padre Alessandro Tavares, e os padres Adilson Nery, Wallace Andrade Teixeira e Wilson Burato Dias.
Outro destaque importante é para a única paróquia no território diocesano dedicada à Nossa Senhora Aparecida, localizada em Muriaé (MG), que celebrou com grande alegria junto ao povo de Deus presente nesta cidade. Nos últimos dias, os fiéis tiveram a oportunidade de vivenciar momentos de fé e devoção durante a Novena preparatória para a festa maior, celebrada nesta quinta-feira, 12 de outubro.
De acordo com o padre Marcelo Sérgio Barros (pároco), no dia da padroeira, as festividades se estendem ao longo do dia, incluindo diversas celebrações Eucarísticas e outras atividades como carreatas, procissões e outras extensas programações. A Solene Missa das 11h foi presidida por Dom Edson Oriolo e contou com a participação do povo de Muriaé, bem como de peregrinos da região.
Na Diocese de Leopoldina, além da Igreja do Porto e Seminário Diocesano, a ‘Mãe Aparecida’ dá nome a 53 comunidades eclesiais missionárias em diversos territórios paroquiais, onde milhares de fiéis vivenciam de forma intensa este momento.