Na última Reunião Geral do Clero, realizada no dia 11 de agosto de 2022, dom Edson Oriolo apresentou aos sacerdotes diversos indicadores sobre o crescimento de Ubá (MG), apontado como o município que tem registrado um crescimento acima da média nacional. Além disso, o bispo refletiu sobre a realidade contemporânea da Forania de Ubá, que abrange as paróquias localizadas nas cidades de Rodeiro, Guidoval, Tocantins, Piraúba, Guarani e a própria Ubá.
Em sua apresentação, destacou um estudo sobre a presença da Igreja Católica na região, refletindo sobre o trabalho de evangelização nessas localidades e algumas perspectivas sobre a territorialidade, propondo a criação da Forania de Rodeiro, compreendendo as paróquias de São Sebastião (Rodeiro); Sant’Ana (Guidoval); São José (Tocantins); Divino Espírito Santo (Guarani); São Sebastião (Pirauba) e Santo Antônio (Astolfo Dutra). Na tarde do mesmo dia, o Conselho Presbiteral aprovou, por unanimidade, a criação da nova forania.
Dessa forma, a cidade de Ubá, com suas seis paróquias, formará uma forania autônoma. A modificação no mapa diocesano, é consequência da preocupação de Dom Edson em favorecer o pleno funcionamento de cada forania e intensificar a ação evangelizadora nesta região, especialmente na cidade de Ubá (maior centro urbano da diocese).
Agora, a Diocese de Leopoldina passa a contar com sete regiões forâneas: Forania de Além Paraíba; Forania de Leopoldina; Forania de Cataguases; Forania de Ubá; Forania de Rodeiro; Forania de Visconde do Rio Branco e Forania de Muriaé.
A nova forania será instalada brevemente, em Missa Solene oportunamente agendada. Sua criação possibilitará uma maior integração entre iniciativas pastorais, tanto entre sacerdotes, quanto entre lideranças leigas.

