A Pastoral da Comunicação (Pascom) da Paróquia de Sant’Ana, de Guidoval (MG), lançou no Youtube um registro audiovisual histórico sobre a paróquia. A iniciativa faz parte das celebrações do jubileu de 170 anos da paróquia (1856–2026), com um documentário resgata a trajetória de uma comunidade que ergueu suas fundações sobre os pilares da fé, do trabalho e da união.
Segundo o pároco local, padre Douglas Pereira Paul, o projeto de resgate memorial eterniza a caminhada da Igreja e os esforços de toda a comunidade paroquial, com histórias orais do povo guidovalense. O curta-metragem tem duração de treze minutos e foi produzido pelos agentes da Pastoral da Comunicação, com roteiro, direção, narração e edição de Ítalo da Rocha Vítor; com a colaboração textual de Anderson Costa; a fotografia é de Vagner Moraes, Isabel C. da Rocha Vitor, Bruna Miranda, Welington Batista e Marcella Ribeiro; e imagens aereas de Sérgio Barros e Mário Amaral.
Através de depoimentos de moradores, lideranças comunitárias e fiéis que vivenciaram diferentes fases da paróquia, a obra costura as memórias da construção do templo e do desenvolvimento espiritual da região.
Entre os destaques da produção está a da construção da atual Igreja Matriz, erguida em tempo recorde entre 1956 e 1959 sob a liderança do saudoso padre Oscar de Oliveira, e a curiosa história arquitetônica da torre da Igreja, construída antes mesmo da nova nave, inspirada em traços europeus.
A narrativa também presta uma justa homenagem à sucessão de sacerdotes que, ao lado do povo, deixaram legados imensuráveis. Nomes como frei Adriano, que marcou a cidade com sua espiritualidade franciscana e obras sociais, padre Pedro Luiz da Silva, padre Paulo, entre outros, são relembrados com carinho nas falas da comunidade.
Evangelização pela arte e cultura
A iniciativa, impulsionada pelo padre Douglas Pereira Paul, reforça o papel da Comunicação Católica não apenas como meio de informação, mas como ferramenta de valorização cultural. O filme não se limita a olhar para trás; segundo a premissa do projeto, trata-se de um convite à reflexão sobre a vivência do presente e uma injeção de esperança para o futuro da Igreja em Guidoval.
Mais do que um arquivo histórico, o documentário é uma declaração de amor aos antepassados que fincaram a cruz em solo guidovalense e a todos que continuam fazendo com que o coração da Paróquia de Sant’Ana bata cada vez mais forte. O material consolida as comemorações deste marco de quase dois séculos e já está disponível para ser assistido e compartilhado pelas famílias de toda a Diocese.
Bispo presidiu celebração eucarística nos 170 anos da paróquia.
O bispo de Leopoldina, dom Edson Oriolo, presidiu celebração eucarística em Ação de Graças pelos 170 anos da paróquia, concelebrada pelo pároco local, padre Douglas Pereira Paul e com a participação da comunidade paroquial e de visitantes, no dia 02 de maio de 2026. Em homilia, refletiu que o desenvolvimento de uma comunidade paroquial se passa pelos esforços conjuntos de toda a comunidade, convidando o povo a remomorar os gestos e ensinamentos de seus pais, avós e tantas outras pessoas que no passado ajudaram na vida da comunidade, e que hoje seus filhos estão à serviço da construção do Reino de Deus, pelo fato de seus antepassados terem implantado a semente do Verbo no coração de seus filhos e netos, que hoje dão continuidade a esta linda história de evangelização e com a missão de fazer o mesmo que fizeram no passado, de cultivar e fazer com que as crianças aprendam esses mesmos gestos de amor pela Igreja.









