Ao findar mais um ano litúrgico, com a celebração de Cristo Rei, a Paróquia Santa Cruz, em Muriaé, celebrou o término das atividades do propedêutico 2020. Na Celebração Eucarística, os propedeutas receberam as túnicas, como sinal de aprovação para o Seminário Maior Nossa Senhora de Guadalupe, em Juiz de Fora. São eles: Daniel de Oliveira Gonçalves (filho da Paróquia Santa Cruz, em Muriaé), Evaiton Gomes Godinho (filho da Paróquia Santo Antônio, em Belizário), Hugo de Almeida Matos (filho da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Leopoldina) e Marcelielson Fernandes Ribeiro (Filho da Paróquia Santo Antônio, em Astolfo Dutra).
Os mesmos, nos próximos anos, além do crescimento pessoal e espiritual, acompanhamento com psicólogas e a convivência do dia a dia, cursarão as seguintes faculdades: Filosofia e, posteriormente, Teologia. A Celebração Eucarística teve a participação de diversos padres de nossa Diocese, sendo eles: Pe. Edmilson Ferreira (atual Reitor do Seminário Maior), Frei Gilberto Teixeira (Diretor Espiritual), Pe. Geraldo Chaves (Vice Formador), Pe. Marcelo Sérgio e Pe. Wanderson Paulo. A Celebração contou também com os seminaristas: Gustavo Vaz, Jonathas Milagre e Matheus Luiz que vieram acolher os novos membros do Seminário Maior. Estiveram presentes também os familiares e amigos dos vocacionados. A Santa Missa foi presidida pelo atual formador e pároco da paróquia Santa Cruz, Pe. Paulo Roberto Gomes, que no próximo ano, assumirá a Reitoria do Seminário Maior.
Em sua Homilia, Pe. Paulo destacou; “No dia em que celebramos Cristo Rei, celebramos também a entrada dos nossos quatro propedeutas para o Seminário Maior. Durante esse tempo, eles tiveram momentos de aprofundar a vida de oração, a meditação da Palavra de Deus através da leitura Orante, a Espiritualidade, estudaram língua Portuguesa e foram acompanhados pela psicóloga. Fizeram um caminho para apaixonar-se, cada vez mais, por Jesus Cristo, pelo seu Reino e desejar servi-lo. O próximo passo, no Seminário Maior será a experiência de fazer o caminho do discipulado e, depois na Teologia, configurar-se com Jesus, o Bom Pastor, para acolher, no futuro, a ordenação Sacerdotal”.
ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕES
“Senhor da Messe, Pastor do Rebanho, Faz ressoar em nossos ouvidos Teu forte e suave convite: “Vem e segue-me”! Derrama sobre nós o Teu Espírito, Que Ele nos dê sabedoria Para ver o caminho, e generosidade para seguir Tua voz!
Senhor, que a messe não se perca
Por falta de operários!
Desperta nossas comunidades para a Missão!
Ensina nossa vida a ser serviço!
Fortalece os que querem dedicar-se ao Reino
Na vida consagrada e religiosa!
Senhor, que o Rebanho não pereça
Por falta de Pastores!
Sustenta a fidelidade de nossos bispos,
Padres, diáconos e ministros!
Dá perseverança a nossos seminaristas!
Desperta o coração de nossos jovens
Para o ministério pastoral em Tua Igreja!
Senhor da Messe e Pastor do Rebanho, Chama-nos para o serviço de teu povo. Maria, Mãe da Igreja, modelo dos servidores do Evangelho, Ajuda-nos a responder: “SIM”. – Amém“.
Seminarista Marcelielson.