TERCEIRO ENCONTRO – DE 17 A 23-10-2021
SOBRE NÓS VENHA, SENHOR, A VOSSA GRAÇA, POIS, EM VÓS, NÓS ESPERAMOS.
01-AMBIENTAÇÃO: Bíblia, vela, flores e Cruz.
02-ACOLHIDA E ORAÇÃO INICIAL:
ANIMADOR (A): Como passaram a semana? Houve tempo para refletir um pouco mais sobre o Evangelho, que trabalhamos a semana passada? Quem deseja falar?
Hoje temos também um trecho do Evangelho segundo S. Marcos muito rico para a nossa vivencia diária, vamos fazer nossa oração pedindo luzes ao Espirito santo para o nosso encontro.
TODOS: Rezemos o Salmo nº 33(32)-4-5.18-20-22
Pois a palavra de Javé é reta, e sua obra toda é verdade. Javé cuida daquele que o temem, daqueles que esperam por seu amor, para livrar da morte a vida deles, e no tempo da fome fazê-los viver.
Quanto a nós, esperamos por Javé, Ele é o nosso auxilio e o nosso escudo. Nele se alegra o nosso coração, no seu nome santo confiamos. Javé, esteja sobre nós o teu amor, como está em ti a nossa esperança.
03-INTRODUÇÃO AO TEMA:
ANIMADOR (A): Jesus anuncia a sua morte como consequência de toda a sua vida.
Os discípulos ficam assustados.
LEITOR(A) 01: Jesus e os discípulos estavam a caminho subindo para Jerusalém. E Jesus comentava sobre tudo que ia acontecer com ele e os discípulos se entristeciam e ficavam temerosos, mas Jesus os acalmavam.
LEITOR(A) 02: Como é difícil aceitar a realidade da dor e do sofrimento, o Mestre que fala de paz, justiça, partilha, perdão e amor ter que passar por tamanho sofrimento.
Jesus mostra que o discípulo deve servir e não ser servido, a autoridade é serviço, o bem comum tem que estar em primeiro lugar zelar para que todos tenham o mínimo necessário para viver com dignidade é dever de todo o cristão.
04-DEUS NOS FALA:
ANIMADOR (A): Vamos escutar com o coração o Evangelho de hoje.
ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO:
A Bíblia é a Palavra de Deus semeada no meio do povo, que cresceu , cresceu e nos transformou ensinando-nos viver um mundo novo.
Deus é bom, nos ensina a viver, nos revela o caminho a seguir: só no amor partilhando seus dons, sua presença iremos sentir.
LEITOR(A) 03: Proclamação do Evangelho de Marcos 10, 35-45.
ANIMADOR(A): Em silencio vamos meditar a Palavra.
05-PARTILHANDO:
01-Muitas vezes as pessoas confundem poder com privilégio. Tiago e João caminhando com Jesus ouvindo os seus ensinamentos, pedem lugar de honra. Como trabalhar em nossa comunidade este comportamento tão negativo para o crescimento cristão?
02-O pedido dos dois discípulos provoca discórdia no grupo, como Jesus trabalhou o fato, trazendo a paz e a harmonia entre os discípulos?
03-Jesus mostra que o exercício do poder não é honra, mas sim serviço que possa trazer convivência fraterna. Como trabalhar este conceito?
ANIMADOR (A): A cena vivida por Jesus hoje é muito comum em nosso meio, a Igreja tem que discutir mais amplamente estes comportamentos humanos em nossa sociedade, gerando aprendizado e mudanças de posturas.
06-REZANDO:
ANIMADOR (A): Elevemos nossas orações a Deus Pai suplicando perdão e conversão.
LEITOR 01: Deus Pai sabemos que muitas vezes falhamos em nossas atividades diárias, não colocando em prática os ensinamentos e orientações de Nosso Senhor Jesus Cristo. Viver a fraternidade, exercitar a atitude de repartir o bem, o serviço, o acolhimento e a misericórdia requer firmeza na fé e no amor.
TODOS: Perdoai Senhor o nosso comodismo, a nossa preocupação com as coisas materiais e nos dê o dom do desprendimento e do amor. Amém…
CANTO:
1-Novo sol brilhou a vida superou, sofrimento, dor e morte tudo enfim. Nosso olhar se abriu Deus mesmo se incumbiu de tomar-nos pela mão assim.
O Deus de amor jamais se descuidou, em seu vigor, Jesus ressuscitou! (bis)
2-Estender a mão abrir o coração, acolher compartilhar e perdoar. É fazer o céu cumprir o seu papel, já na terra tem que vigorar.
07-ORAÇÃO DE ENCERRAMENTO:
ANIMADOR (A): Oremos no fundo de nossa alma.
LEITOR 02: Mãe Maria missionária nos leva a Jesus. Maria de muitos títulos, mas um só Maria de Nazaré, mãe de Nosso Senhor Jesus Cristo resplandece no céu e espalha para todo o planeta. Queremos amar e servir como vós e festejar ao Deus do universo, que vem sempre ao nosso encontro cheio de misericórdia.
Suplicamos força para enfrentar os medos, as provações e as decepções na nossa missão de cristãos. Assim seja …Amém… Pai Nosso, Ave Maria….
08-O QUE FICOU DO ENCONTRO:
ANIMADOR: O Evangelho de Marcos, de hoje, nos mostra como o homem vive preocupado com as posições de mando e poder e muitas vezes estas atitudes provoca confrontos, divisões e ciúmes. No grupo de Jesus também aconteceu, mas Jesus reuniu todo o grupo e mostrou que o poder é passageiro e o que importa é a atitude de ver a realidade a sua volta e se colocar a serviço da comunidade. O projeto de Jesus é a salvação e o acolhimento aos que sofrem e são marginalizados.
Os discípulos entenderam os ensinamentos de Jesus e viveram até as últimas consequências os preceitos de seu projeto.
CANTO:
Eis-me aqui, Senhor (2x). Pra fazer tua vontade, pra viver no teu amor (2x). Eis me aqui, Senhor!
1-O Senhor é o Pastor que me conduz, por caminhos nunca visto me enviou.
Sou chamado a ser fermento sal e luz. E por isso respondi aqui estou.
2-Ele pôs em minha boca uma canção, me ungiu como profeta e trovador,
da história e da vida do meu povo, e por isso eu respondi, aqui estou.