O projeto ‘Amigos do Seminário’ apresenta hoje um pouco da vida do seminarista Márcio José Ferreira Júnior, estudante do terceiro ano de Teologia do Seminário Diocesano. Ele é filho de Marcio José Ferreira (in memoriam) e Dineia Ribeiro Bernardes Ferreira. Nasceu em Cataguases, no dia 06 de janeiro de 1996, tendo passado sua infância no Distrito de Sereno, onde participou ativamente das atividades pastorais da Comunidade Imaculada Conceição, da paróquia de Santana de Cataguases. Nessa Igreja matriz, foi batizado pelo padre Plínio José Rodrigues da Silva, em 1996. Foi coroinha aos seus anos de idade e, com 15 anos, tornou-se catequista.
Na adolescência, participou de grupos de jovens e encontros paroquiais e diocesanos. Sua motivação vocacional nasceu dessa interação na vida da comunidade. Márcio conta que foi incentivado por muitos, pelos amigos, pela família e toda comunidade católica. Fez questão de agradecer ao padre José Carlos Leite pelo incentivo ao discernimento vocacional inicial. “Sou muito grato a ele, por seu testemunho de fé e serviço”, comentou.
Em 2014, após participar dos encontros vocacionais diocesanos, ingressou no Seminário Propedêutico, em Cataguases, sob a formação do Padre Rodrigo de Carvalho Silva. Desde 2015 está no seminário Maior Nossa Senhora de Guadalupe, sob a reitoria do Padre Edmilson Ferreira de Souza, em sua caminhada de formação acadêmica. Em 2017, encerrou o curso de filosofia – etapa do discipulado. Atualmente, está no terceiro ano da Teologia – etapa da configuração.
“A importância do seminário em minha vida é imensurável. Me ajuda em diversas dimensões. No crescimento e amadurecimento, tanto pessoal, quanto cristão e comunitário”, comentou
VOCÊ CONHECE O PROJETO ‘AMIGOS DO SEMINÁRIO’?
O projeto “Amigos dos Seminário” visa justamente essa formação, dos atuais e futuros padres da nossa Família, Diocese de Leopoldina. Os integrantes do projeto se tornam, de fato, amigos do seminário, participando ativamente da vida das casas de formação sacerdotal, com orações, doações e presença efetiva em visitas, eventos e celebrações relativas à formação sacerdotal em nossa Igreja Particular.
COMO POSSO AJUDAR?
A primeira e principal contribuição é a ORAÇÃO! Depois também podemos ajudar através de contribuições livres e voluntárias, na formação dos seminaristas e do clero. Essa colaboração auxilia nos investimentos realizados para a formação dos seminaristas Propedeutas, dos cursos de Filosofia e de Teologia e na formação do clero.
As contribuições mensais dos “Amigos do Seminário” são de grande valor para nossa diocese, investir na formação de novos padres que ficarão a serviço do povo de Deus nas paróquias. Além disso, os Amigos do Seminário são nossa família e estão sempre em nossas orações.