Com todas as dificuldades interpostas pela pandemia da Covid-19, a Diocese de Leopoldina conseguiu promover os seus ‘Encontros Vocacionais’, mesmo de forma virtual, tendo iniciado as atividades em maio deste ano.
Os ‘Encontros Vocacionais Específicos’ tem o intuito de apresentar aos jovens a vocação presbiteral, para o ingresso no Seminário Propedêutico, além de servir para a formação de bons cristãos leigos.
O terceiro e último encontro foi realizado de forma presencial, sendo adotadas medidas de segurança para receber os nove jovens no Seminário Nossa Senhora Aparecida, em Leopoldina (MG), entre os dias 7 e 9 de novembro de 2020.
Eles foram recepcionados pela Equipe Vocacional, composta por formadores, padres, psicólogas e seminaristas, sendo realizadas dinâmica, oficinas, entrevistas, partilhas, momentos de oração, entre outras reflexões sobre as alegrias e os desafios do processo de discernimento vocacional.
No próximo ano, jovens João Carlos Batista Cancela, João Pedro Mançôr Rodrigues, Johnatan Neiva Coelho de Souza, Matheus Leonardo Barbosa Caetano e Paulo Victor Pires de Andrade ingressarão no Seminário Propedêutico Nossa Senhora Aparecida, que será reaberto em Leopoldina (MG), tendo como formador o padre Alessandro Tavares Alves.
Fazem parte da ‘Equipe Vocacional’ os formadores Pe. Edmilson Ferreira de Souza e Pe. Paulo Roberto Gomes; os padres João Victor Melo Martins, Rodrigo de Carvalho Silva e Rômulo Gomes de Oliveira; os diáconos Douglas Pereira Paul e Paulo Emílio Carneiro Xavier; os seminaristas Márcio José Ferreira Júnior e Luiz Fernando Bertolato; além das psicólogas Roziley Lyrio e Rosângela Simão.