A Igreja particular de Leopoldina promoveu no dia 27 de fevereiro de 2021, um momento de formação com os presbíteros da Diocese de Leopoldina e membros do Conselho de Pastoral. O evento foi realizado através de videoconferência, tendo como convidado o bispo auxiliar da arquidiocese do Rio de Janeiro (RJ) e secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Joel Portella Amado, que falou sobre a Campanha da Fraternidade Ecumênica (CFE) 2021, cujo tema é “Fraternidade e diálogo: compromisso de amor” e o lema “Cristo é a nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade”.
O anfitrião do evento, dom Edson Oriolo, bispo de Leopoldina, comentou que a Quaresma é um momento de levar o povo a viver a dinâmica da Páscoa e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo, destacando a importância de promovermos o diálogo, sendo tempo de esperança para todos nós, dizendo ser belo vivermos como irmãos.
Lembrou da mensagem do Papa Francisco direcionada aos brasileiros sobre a abertura da Quaresma e da Campanha da Fraternidade, na qual destaca a importância da campanha e de refletirmos neste tempo onde somos chamados a cuidarmos de nós e dos outros, superando as divisões e nos unirmos em torno da vida.
Após a abertura, dom Joel Portella fez um retrospecto sobre a Campanha da Fraternidade no Brasil, explicando seu contexto histórico e os temas abordados nos últimos anos, afirmando ser uma sequência lógica, citando exemplo sobre a temática ‘diálogo’ é continuidade da campanha de 2020, sobre o cuidado mútuo entre as pessoas.
Explicou que neste ano a Campanha da Fraternidade é feita de forma ecumênica e que, em média, a cada cinco anos, tem participação do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic), como forma de refletir e dialogar sobre assuntos em pauta.
Disse ainda que a campanha é repleta de peculiaridades, sendo categórico ao afirmar que o remédio para qualquer conflito é o diálogo, “O tema ‘Fraternidade e diálogo: compromisso de amor’ é o DNA da campanha”, comentou.
Disse ainda que pontos não católicos existem, sendo o ecumenismo uma forma de construção da campanha, cujo tema dá identidade a CF2021 – o diálogo, que acontece sem perder a própria identidade, ouvindo, acolhendo o modo de pensar, de sentir e agir.
Citou ainda a ‘Carta Encíclica Fratelli Tutti’, do Santo Padre Francisco, sobre a fraternidade e a amizade social que, entre outros pontos, destaca o convite a um amor que ultrapassa as barreiras da geografia e do espaço; nele declara feliz quem ama o outro, o seu irmão, tanto quando está longe, como quando está junto de si.
Por fim, dom Joel destacou a importância da Coleta Nacional da Solidariedade, realizada no Domingo de Ramos, cujos recursos são direcionados para as dioceses (60%) e outros 40% para a CNBB, que atende uma média de 200 projetos.
Posteriormente, o padre Agnaldo dos Reis Ferraz, coordenador de pastoral, informou sobre a disponibilidade de materiais da Campanha da Fraternidade no site da Diocese de Leopoldina. O conteúdo foi confeccionado pela Equipe Diocesana de Círculos Bíblicos, que desempenha um importante trabalho na confecção de textos para toda a diocese. Desde o início de seu ministério episcopal, dom Edson fez o convite para a equipe assumir a produção de materiais com base na Campanha da Fraternidade.
Confira os conteúdos disponíveis até o momento: