Dom Edson Oriolo, bispo da Diocese de Leopoldina, presidiu na noite desta terça-feira, 09 de fevereiro de 2021, uma celebração eucarística com rito de posse do Pe. Edison Campos, na Igreja Matriz de Estrela Dalva (MG). Ele é o novo pároco das paróquias São Sebastião de Volta Grande e Nossa Senhora da Conceição de Estrela Dalva, substituindo o padre Alessandro Tavares, nomeado recentemente reitor do Seminário Diocesano Nossa Senhora Aparecida de Leopoldina.
Estiveram presentes sacerdotes do clero diocesano, autoridades e parte do Povo de Deus dessas comunidades paroquiais, seguindo as orientações das autoridades sanitárias quanto aos cuidados da pandemia Covid-19. A página da Paróquia São Sebastião de Volta Grande, no Facebook, fez a transmissão ao vivo da celebração.

Em sua homilia, dom Edson fez reflexões sobre o Evangelho de Marcos (Mc 7,1-13), quando os fariseus e os doutores da Lei perguntaram então a Jesus: “Por que os teus discípulos não seguem a tradição dos antigos, pois comem pão sem lavar as mãos?”, explicando as tradições antigas e o excesso nas interpretações, destacando o diálogo de Cristo com os Doutores da Lei, fazendo-nos compreender a compaixão com o próximo.
O bispo explicou a importância do sacerdote, ajudando-nos a entender a verdadeira Comunhão com Deus. “A comunhão com Deus passa pelo ministério sacerdotal, por isso nossa Igreja faz questão de apresentar o sacerdote na comunidade. Isso ajuda a entender a dinâmica de seu trabalho em uma paróquia. Não esqueçam de rezar por eles”, finalizou

Por fim, os paroquianos demonstraram alegria na acolhida de seu novo pastor, manifestando publicamente o desejo de colaborar com a construção do Reino de Deus. O Pe. Edison, por sua vez, disse assumir com muita alegria os trabalhos de evangelização nas comunidades. Lembrou quando exerceu o seu ministério em Além Paraíba, batizando o pequeno Alessandro, hoje padre. “Eu disse para sua mãe que ele seria padre, ela lembra dessa história”, comentou.
Pe. Edison agradeceu a todos, dizendo estar disposto, dentro de suas limitações, fazer o possível para ser um bom pároco das comunidades, contando sempre com o apoio de seus paroquianos.
Sobre o Pe. Edison Campos
Edison Campos nasceu no dia 30 de novembro de 1952, em Lima Duarte (MG). É filho de Lecy Fagundes Campos e Terezinha Rita Campos. Fez os seus primeiros estudos na Escola Estadual Pe. Frederico Winkel e no Ginásio Monteiro Lobato, em Juiz de Fora (MG).
Pela PUC – Pontifícia Universidade Católica de Belo Horizonte concluiu o curso de filosofia; Cursou teologia pelo Instituto de Pastoral Regional (IPAR) de Belém (PA), concluindo a graduação na PUC de Belo Horizonte.
Tem especialização em pastoral, cursando sua pós-graduação no Instituto Gaudium Et Spes, de Brugge, na Bélgica; além de ter estudado na Universidade Católica de Lille, na França, entre 1988 e 1989.
Foi padre da congregação religiosa Ordem da Santa Cruz, conhecidas como Crúzios. Edison foi ordenado diácono no dia 31 de maio de 1981, em Leopoldina (MG); Sua ordenação sacerdotal aconteceu no dia 06 de agosto de 1981, na Catedral de São Sebastião de Leopoldina, pela imposição das mãos de dom Gerardo Ferreira Reis.
Exerceu o seu ministério sacerdotal na região episcopal da Diocese de Leopoldina, onde foi incardinado. Foi vigário cooperador de Visconde do Rio Branco, entre agosto e novembro de 1981; Vigário ecônomo de Guiricema, entre novembro de 1981 e agosto de 1985; Pároco da Paróquia São João Batista de Visconde do Rio Branco, entre agosto de 1985 e julho de 1993; Pároco da Paróquia São José, em Além Paraíba, entre 08 de agosto de 1993 e 31 de dezembro de 2007; Representante dos Presbíteros da Diocese de Leopoldina, entre 1982 e 1994; Pároco da Paróquia São José Operário de Cataguases, entre o dia 1º de janeiro de 2008 e abril de 2016; Em abril de 2016 foi nomeado administrador paroquial da Paróquia Jesus Menino de Deus, em Recreio (MG). No dia 17 de outubro de 2017 foi nomeado pároco da mesma paróquia, até o dia 28 de dezembro de 2020; Atualmente, desde o dia 09 de fevereiro de 2021, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Estrela Dalva e São Sebastião de Volta Grande.