Na manhã de quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021, dia da Festa Litúrgica de Nossa Senhora de Lourdes, o bispo diocesano, dom Edson Oriolo, presidiu celebração eucarística que marcou mais uma etapa importante na formação dos candidatos ao sacerdócio Fernando José de Freitas e Márcio José Ferreira Júnior.
A Santa Missa aconteceu no Seminário Diocesano Nossa Senhora Aparecida, em Leopoldina (MG), sendo concelebrada pelos formadores Pe. Paulo Roberto Gomes, Pe. Alessandro Tavares Alves e outros sacerdotes do clero diocesano. Também estiveram presentes os seminaristas da Diocese de Leopoldina.

A Instituição do Ministério de Leitor e Acólito é um importante passo para vocação. O ministério do leitorato é a ordem cuja missão principal é ler as Sagradas Escrituras; já o acólito cuida do altar, auxiliando a liturgia e celebrações das Santas Missas.
“Para que possam cuidar dessas duas mesas [Palavra e Eucaristia] tem que ter coragem. Hoje estão recebendo o ministério para cuidar com zelo da Palavra, por amor a ela”, comentou o bispo em homilia.
Fernando e Márcio serão ordenados diáconos no dia 19 de março de 2021, às 09h, na Igreja Matriz de São José Operário, em Leopoldina (MG).
Sobre os futuros diáconos
Fernando José de Freitas nasceu no dia 17 de agosto de 1987, em Caldas, sul de Minas Gerais. É filho de Carlos Borromeu de Freitas e Terezinha Garcia de Freitas. Cursou filosofia e teologia em Pouso Alegre-MG, na Faculdade Católica e em Taubaté-SP, na Faculdade Dehoniana. Atua profissionalmente como assessor na Cúria Diocesana de Leopoldina.

Márcio José Ferreira Júnior nasceu no dia 06 de janeiro de 1996, em Cataguases (MG). É filho de Marcio José Ferreira (in memoriam) e Dineia Ribeiro Bernardes Ferreira. Cursou filosofia no Seminário Arquidiocesano Santo Antônio (UNIACADEMIA), em Juiz de Fora. Atualmente, está no 4º de ano de teologia, na mesma instituição.
