O bispo da Diocese de Leopoldina, dom Edson Oriolo, celebrou no dia 08 de fevereiro de 2021, na Catedral Diocesana de São Sebastião, em Leopoldina (MG), uma Santa Missa Dominical, com o rito de admissão às Ordens Sacras de Fernando José de Freitas, aspirante ao diaconato e presbiterato.
De acordo com o Cerimonial dos Bispos (n. 479), durante o rito de admissão às Ordens Sacras, o candidato manifesta publicamente sua vontade de se doar a Deus e à Igreja, para exercer a Ordem Sagrada.
“Foi um momento importante em minha caminhada vocacional. Não considero um ponto de chegada, mas um novo ponto de partida. A admissão é o início de uma fase caracterizada por maiores responsabilidades no serviço ao Reino de Deus. Agradeço ao nosso bispo, Dom Edson, e a toda a diocese de Leopoldina, especialmente aos padres, pelo carinho da acolhida e do incentivo “, disse Fernando.
Fernando José de Freitas nasceu no dia 17 de agosto de 1987, em Caldas, sul de Minas Gerais. É filho de Carlos Borromeu de Freitas e Terezinha Garcia de Freitas. Cursou filosofia e teologia em Pouso Alegre-MG, na Faculdade Católica e em Taubaté-SP, na Faculdade Dehoniana. Atua profissionalmente como assessor na Cúria Diocesana de Leopoldina.
Recentemente, dom Edson publicou o resultado do processo de escrutínios através de cartas testemunhais (Can. 1053), marcando a ordenação diaconal de Fernando e Márcio José Ferreira Júnior, para o dia 19 de março de 2021, às 09h, na Igreja Matriz de São José Operário, em Leopoldina (MG).
A Missa foi concelebrada pelo Monsenhor Antônio José Chámel; Pe. Alessandro Tavares, reitor do Seminário Diocesano Nossa Senhora Aparecida e pelo Pe. Eduardo Carneiro, pároco da Paróquia São Benedito de Leopoldina. Foi um momento de alegria para a nossa Igreja particular de Leopoldina, pois, acolheu mais um candidato, inspirado por Deus, a fim de se preparar para receber a Sagrada Ordem.