No início de seu ministério na Diocese de Leopoldina, dom Edson Oriolo percorreu todos os municípios que compõem a área episcopal desta Igreja particular, conhecendo sua geografia, a localização das paróquias e comunidades eclesiais missionárias.
Atento aos desafios pastorais provenientes do crescimento populacional e expansão demográfica de Ubá (MG), o bispo constatou a necessidade de priorizar a criação de uma nova paróquia.
O trabalho de estruturação do Setor São José Operário, até então vinculado à Paróquia São Sebastião, já vinha sendo desenvolvido há seis anos, possibilitando assim um ambiente favorável para dar sequência ao sonho tão esperado de seu povo, que cooperou com os trabalhos iniciados pelos padres Carlos Henrique Mariosa e João Baptista Rotondo, sendo ampliado no ministério do pároco Volnei Ferreira Noro e seu vigário paroquial, padre Ricardo Ferreira dos Santos.
Em 2021, foi realizado um estudo sobre a presença da Igreja Católica Apostólica Romana no município de Ubá (MG), desenvolvido pela Diocese de Leopoldina. Além disso, foram feitas análises nas dimensões canônicas, administrativas e pastorais, que possibilitaram agilizar o processo de criação da Paróquia São José Operário de Ubá.
Finalmente, a Solene Celebração Eucarística com o rito de instalação canônica da nova paróquia e posse de seu primeiro pároco, o padre Edson José Ribeiro Ferreira, aconteceu na noite desta quarta-feira, 16 de fevereiro de 2022, na Igreja Matriz, localizada no bairro Cohab.
Em homilia, dom Edson Oriolo disse que a criação de uma nova paróquia é sinal de muito trabalho pela frente, assegurando a visibilidade da Igreja de Jesus Cristo. Falou sobre a missão do sacerdote, que em sua ordenação, assume o compromisso de ser cooperador do bispo, sendo intercessores na vida da comunidade paroquial.
“Hoje vocês estão recebendo um padre. O bispo rezou muito, conversou para encontrar um sacerdote para esta comunidade paroquial. Peço que acolham o padre Edson com muito carinho. Sempre gosto de enfatizar, para que os mais velhos o tenham como um filho; os de mesma idade, como um irmão; os mais novos, como um pai. Que São josé abençoe o novo pároco, que também leva ‘José’ em seu nome. Que ele faça uma história salvífica, à luz da história da Salvação, que nos impulsiona e aproxima cada vez mais de nosso Deus”, finalizou.
Representantes da comunidade paroquial assinaram uma carta agradecendo a dom Edson, aos padres Volnei e Ricardo e ao seu novo pastor, padre Edson Ribeiro. “Nossa luta até aqui não foi em vão e este dia tornou-se realidade. Recebemos o padre Edson de braços abertos, invocando a Deus que o abençoe em sua infinita bondade, dando-lhe sabedoria e muita alegria. Conte sempre conosco. Que São José Operário interceda na vida do senhor, da paróquia e de nossas comunidades”
Padre Edson José Ribeiro Ferreira é natural de Palma (MG) e tem 34 anos. Estava exercendo o seu ministério como administrador paroquial da Paróquia Santo Antônio, em Miraí (MG).
Em seu discurso de posse, disse que, quando pisamos na estrada de Deus, vamos caminhando, anunciando, vivendo o evangelho, criando novos laços de amizade e constituindo uma nova família.
“Agradeço a Deus, a razão e o sentido de minha vocação; aos meus familiares, representados nesta ocasião por minha mãe Maria Izabel; ao senhor bispo pela grande missão confiada; e de uma maneira muito especial, aos meus irmãos de Miraí, que enfrentam dificuldades com as chuvas nos últimos dias; a todos os meus irmãos no presbitério da diocese – saibam que nossa fraternidade é algo essencial em nossa vida ministerial. Carrego cada um de vocês no coração”, comentou
Por fim, o novo pároco disse ao seu povo que a criação da paróquia é o primeiro de muitos frutos. “Quero sonhar com cada um de vocês. Vamos nos dedicar cada dia a viver a Palavra, o Evangelho de Nosso Senhor, acolhendo aqueles que necessitam. Que seja um início fecundo de uma caminhada em conjunto. Preciso muito da ajuda de todos, para na oração e ação, trabalhar em prol do Reino”, finalizou