Foi lançado oficialmente neste sábado, 20 de janeiro, na Santa Missa de encerramento da Festa de São Sebastião, Padroeiro do Município de Leopoldina, o documentário sobre a história da Catedral de São Sebastião, produzido e dirigido por profissionais do Jornal Leopoldinense.
Trata-se de um curta metragem com duração de 30 minutos, de intenção educativa e informacional, um dos pontos característicos da linha editorial do jornal.
O filme mostra detalhes da Igreja que em 2018 completa 90 anos do início de sua construção, sendo entrevistados personagens que fazem parte dessa história, como o pedreiro que trabalhou na obra, o autor da fotografia da Catedral que ficou famosa em todo mundo, um especialista da UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais que avaliou sua arquitetura, o relojoeiro que cuida da manutenção da complexa mecânica dos quatro relógios localizados em sua torre.
Também foram entrevistados o Padre Flávio da Silveira de Souza, Administrador Paroquial da Catedral de São Sebastião, o Bispo Diocesano Dom José Eudes Campos do Nascimento e o Administrador de Patrimônio e Arquivo Histórico da Diocese de Leopoldina, Monsenhor Antônio José Chamel, que contou detalhes da história desse templo católico.
Uma parceria com a empresa Visual Drone possibilitou reproduzir lindas imagens aéreas da Igreja. Pablo Reis Teodoro foi o piloto que filmou detalhes que muitos não imaginavam existir, a igreja vista do alto forma uma cruz latina com a cúpula elevada no cruzamento dos dois eixos.
Desde o ano passado, profissionais do jornal Leopoldinense vem buscando aprimorar técnicas com a produção de trabalhos do gênero. “Uma das principais motivações de engajarmos nesse projeto multimídia, é que o formato vídeo está sendo muito difundido nos tempos atuais, principalmente na comunicação com os mais jovens. Acredito que muitos deles estão perdendo a identidade com Leopoldina, não valorizando as coisas boas de nosso município, como suas belezas naturais, as instituições, cultura e, principalmente, a sua história. É frequente observarmos comentários debochados e desrespeitosos contra nossas instituições. Uma forma de resgatarmos o sentimento de admiração é mostramos os pontos positivos de nossa cidade, pois muitos desconhecem sua história e não se sentem motivados a lutar por uma Leopoldina melhor”, comentou João Gabriel B. Meneghite, que está à frente do projeto.
Ficha Técnica:
Produção
Jornal Leopoldinense
Filmagem e edição
João Gabriel Baía Meneghite
Roteiro
Luciano Baía Meneghite
João Gabriel Baía Meneghite
Narração
Luiz Otávio Meneghite
Imagens aéreas
Visual Drone Búzios | Pablo Reis Teodoro