O bispo diocesano, dom Edson Oriolo, presidiu na noite desta segunda-feira, 04 de janeiro de 2021, a celebração de tomada de posse do padre Agnaldo dos Reis Ferraz, como novo pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, no município de Laranjal (MG).
A apresentação aos laranjalenses foi um momento singular na caminhada de fé dessa parcela do Povo de Deus. A celebração eucarística foi precedida pelo rito de tomada de posse, que representa a acolhida do povo de Laranjal ao padre Agnaldo, reverenciando sua nova caminha ministerial, sendo marcada pelos momentos de leitura de nomeação; profissão de fé, que reafirma a fé e o compromisso com a Igreja; o juramento de fidelidade, declarando os bons propósitos quanto ao exercício do ministério e a renovação das promessas sacerdotais, manifestando sua disposição de cooperar com o Bispo, trabalhando em comunhão com ele e cuidando com zelo da paróquia.
Estiveram presentes vários padres que representaram todo o clero, autoridades e paroquianos que acompanharam de perto a celebração, que também foi transmitida pelas redes sociais da paróquia.
Em sua homilia, dom Edson Oriolo falou sobre a importância do sacerdote na sociedade, na caminhada junto com o Povo de Deus. “Hoje recebemos o padre Agnaldo para essa missão. Cuidem dele com carinho, é muito bonito perceber essa acolhida. Participem das pastorais, movimentos da Igreja, campanhas, das celebrações e estejam juntos com o sacerdote. Os mais velhos, acolham-no como filho; Os da mesma geração, acolham-no como irmão e os mais novos, acolham-no como pai”, comentou.
O padre Agnaldo disse ser grato a Santíssima Virgem Maria pelo seu sacerdócio. Comentou que dom Edson Oriolo tem construído uma história de paz na Diocese de Leopoldina e, em sua vida, uma história de cura. “Conte sempre com a minha obediência”.
O novo pároco agradeceu a todo o clero, em especial ao padre Carlos Roberto, que foi o seu formador no Seminário Maior Nossa Senhora de Guadalupe, em Juiz de Fora. Padre Agnaldo demonstrou gratidão pelo amor de pai do Pe. Carlos, que o ajudou a ser um bom padre e por ter sido um bom samaritano em sua vida.
Também expressou gratidão ao padre Wallace Andrade Teixeira, que foi um padre que deixou marcas, contribuindo com o seu ministério nesta comunidade de fé.
Por fim, disse estar muito feliz por ser o novo pároco da Paróquia Nossa Senhora Conceição, para ser um colaborador na construção do Céu na terra, para que possa dar passos firmes na Construção do Reino de Deus.
Por fim, disse estar muito feliz por ser o novo pároco da Paróquia Nossa Senhora Conceição, para ser um colaborador na construção do Céu na terra, para que possa dar passos firmes na Construção do Reino de Deus.
Quem é o padre Agnaldo?
Agnaldo dos Reis Ferraz nasceu no dia 06 de setembro de 1979, no município de Visconde do Rio Branco (MG). É filho de Nelson de Souza Ferraz e Nivalda Reis Ferraz. Desde a infância, tendo como referência os avós “pais” Sebastião e Odete, incentivadores de sua fé católica e grandes inspiradores em sua vida, o padre Agnaldo iniciou sua trajetória na Igreja como Catequista, na Paróquia São João Batista, de sua terra natal.
Teve como motivador vocacional o padre Jorge Passon, ingressando no Seminário Seráfico São Francisco (1997), em Santos Dumont (MG). De 1998 a 1999 participou dos encontros vocacionais da Diocese de Leopoldina e, em 2000, foi para o Seminário Maior Nossa Senhora de Guadalupe, em Juiz de Fora (MG), cursando filosofia (2000 a 2002) e teologia (2003 a 2006) pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES-JF).
Sua ordenação diaconal aconteceu no dia 08 de dezembro de 2006, na Catedral de São Sebastião, em Leopoldina (MG), juntamente com os então diáconos Márcio Arthur Júnior e Divani da Silva Freitas, pela imposição das mãos de dom Dario Campos. Nesta mesma ocasião, o Monsenhor Antônio Chámel, celebrava o seu Jubileu de Ouro Sacerdotal.
Sua ordenação sacerdotal ocorreu no dia 14 de julho de 2007, na Capela Santo Antônio, hoje, Paróquia Santo Antônio, em Visconde do Rio Branco (MG), pelo bispo dom Dario Campos.
Sua trajetória ministerial teve início na Paróquia Nossa Senhora do Sagrado Coração, em 2007, no município de Muriaé (MG), como vigário paroquial. Nesse período também exerceu o seu vicariato na Paróquia São Sebastião, em Cachoeiro Alegre (MG), até 2009, quando foi transferido para a Paróquia Jesus Menino de Deus, de Recreio (MG), onde exerceu o papel de administrador paroquial, até o ano de 2016;
Foi administrador da Paróquia Santo Antônio, em Miraí (MG), entre 2016 e 2017;
Foi vigário paroquial na Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição, em Muriaé (MG), de 2017 a 2021;
Atuou em diversas frentes de trabalhos na Diocese de Leopoldina, como coordenador diocesano de pastorais: Coroinhas, Liturgia e Ministros, Pastoral do Dízimo e coordenador de pastoral, além de ser coordenador dos movimentos ‘Mães que Oram pelos Filhos’ e ‘Mãe Rainha’.