O bispo da Diocese de Leopoldina, dom Edson Oriolo, presidiu o rito de posse e celebração eucarística que designa o padre Douglas Pereira Paul para o início de ministério como pároco da Paróquia Nossa Senhora das Dores, no Distrito de Dores da Vitória, em Miraí (MG) e administrador paroquial da Paróquia Santo Antônio, em Tuiutinga (MG).
A celebração aconteceu na noite desta quarta-feira, 13 de janeiro de 2021, na Igreja São Sebastião, uma das comunidades do território paroquial, localizada no município de São Sebastião da Vargem Alegre (MG), onde o padre Douglas residirá.
A área pastoral das referidas paróquias integrará à Forania de Visconde do Rio Branco, que abrange os municípios de São Geraldo, Guiricema, Visconde do Rio Branco e, agora, São Sebastião da Vargem Alegre, além da área paroquial da Paróquia Nossa Senhora das Dores, localizada em Miraí (MG).
Estiveram presentes autoridades de São Sebastião da Vargem Alegre, como a vice-prefeita Flávia Martins e o presidente da Câmara Municipal, o senhor Wecsley Bicalho, além de segmentos representativos da sociedade, como a Polícia Militar de Minas Gerais. Também esteve presente o vigário forâneo de Visconde do Rio Branco, padre Renato César Stampini Oliveira, bem como parte do clero diocesano, seminaristas e paroquianos.
Em sua homilia, dom Edson comentou que o dia é marcado por um momento muito importante para região, pois o clero da Diocese de Leopoldina se faz presente em São Sebastião da Vargem Alegre para apresentar o sacerdote Douglas, que veio para exercer a grande missão e responsabilidade de Anunciar a Semente do Verbo. Relembrou um de seus objetivos como bispo da Igreja particular de Leopoldina, o de conhecer o extenso território diocesano, que o fez refletir sobre a necessidade da criação de regiões pastorais especiais, tendo em vista a intensidade dos trabalhos de padres em algumas paróquias, atendendo muitas comunidades ao mesmo tempo.
Por outro lado, tomou conhecimento o desejo do então seminaristas Douglas e Paulo Emílio de se tornarem padres. “Orando, ajoelhado na Capela do Santíssimo, na residência episcopal, refleti sobre a necessidade de criação de uma região pastoral”, lembrou. E continuou: “Padre Douglas, você está recebendo uma região de um povo que reza, que tem Deus no coração”, disse. Ao Povo de Deus presente nesta região, dom Edson pediu para que cuidem com muito amor do padre Douglas. “Ele entra para a família de vocês”, finalizou.
A Comunidade de Fé desta região registrou seu manifesto de carinho para com o padre Douglas. “Queremos estar com você nesta caminhada, para que possa nos ouvir e orientar. Oferecemos nosso carinho, amizade e disponibilidade, sempre com o desejo de somar, multiplicar, como convém ao Povo de Deus. Nossos desafios são muitos, mas tenha a certeza de que o senhor nunca estará só. Em cada comunidade, carregaremos todos juntos à cruz que nos leva à alegria da ressureição”.
Em seu discurso, Pe. Douglas lembrou de uma frase de seu formador, o padre Edmilson Ferreira de Souza, cuja reflexão, fortaleceram o seu sim: “Ser padre ultrapassa-nos. É muito maior do que nós”.
Disse ainda que durante muitos dias, pediu ao Divino Mestre que indicasse um norte para os seus primeiros passos no sacerdócio e que duas realidades aqueceram o seu coração: apontar para o alto e trabalhar pela fraternidade.
“Sempre fiquei encantado pelo gesto patriarcal de levantar os olhos, vendo um sinal de esperança, mas belo ainda é perceber esse gesto na pessoa de Jesus. Minha primeira prece nesta noite é para que o Senhor me conceda perseverança e o ardor da missão de apontar para o alto. Que minhas fraquezas e feridas também sejam um convite para que essa comunidade dirija o seu olhar a Deus, pedindo que Ele me fortaleça”, comentou o sacerdote.
Sobre o Pe. Douglas Pereira Paul
Nasceu no dia 11 de abril de 1992, em Muriaé (MG). É filho de João Miguel Moreira Paul e Jurema Clemente Pereira Paul. Em 2011, entrou para o Seminário Propedêutico Santa Rita de Cássia, em Astolfo Dutra. No ano seguinte, ingressou no Seminário Maior Nossa Senhora de Guadalupe, em Juiz de Fora. Cursou filosofia e teologia no Centro de Ensino Superior (CES), também em Juiz de Fora (MG).
Exerceu seus serviços pastorais nas paróquias Nossa Senhora das Dores, em Dona Euzébia (MG), Paróquia São João Batista, no município de Faro (PA), Paróquia Santo Antônio de Miraí (MG) e Paróquia Santa Cruz, em Muriaé (MG). Desde 2012 é membro da Pastoral Vocacional específica. Foi ordenado diácono pela imposição das mãos de dom Edson Oriolo, no dia 15 de agosto de 2021, na Catedral Diocesana de São Sebastião, em Leopoldina (MG).
A ordenação sacerdotal ocorreu no dia 12 de dezembro de 2020, na Igreja Matriz Nossa Senhora do Sagrado Coração de Muriaé (MG), paróquia de origem dos clérigos.