O município de Patrocínio do Muriaé, na Zona da Mata Mineira, tem como padroeira Nossa Senhora do Patrocínio, cuja capela em sua homenagem foi construída em 1830, logo no início da formação do povoado.
Atualmente elevada à paróquia, a Igreja Matriz acolhe desde os seus primórdios um povo muito religioso e de muita fé, que recepcionou com carinho a chegada de seu novo pároco, o Pe. Geraldo Chaves da Cruz, empossado no dia 06 de fevereiro de 2021, em celebração presidida pelo bispo de Leopoldina, dom Edson José Oriolo dos Santos.
Também estiveram presentes, padres do clero diocesano, o vigário da Forania de Muriaé, Pe. Eduardo Francisco, seminaristas, autoridades e o Povo de Deus desta região, que também acompanharam a celebração ao vivo, pelas redes sociais da paróquia.

Em sua homilia, dom Edson refletiu sobre a missão do sacerdote em uma comunidade, entendendo e conhecendo o seu rebanho, levando a Palavra de Deus aos corações de tantas pessoas. Fez uma catequese sobre alguns momentos do rito de posse, quando o sacerdote recebe as chaves da Igreja durante a celebração, bem como sua presença na capela do Santíssimo Sacramento, ajoelhando-se para um momento de oração, abrindo o Tabernáculo, onde são guardados o ostensório e a Sagrada Eucaristia, fazendo com que todos nós entendamos a missão de um sacerdote, sendo um Sinal de Cristo em uma comunidade.
Pe. Geraldo Chaves da Cruz nasceu no dia 10 de março de 1970, em Aricanduva (MG). É filho de Joaquim Chaves da Cruz e Tereza Chaves Pinto. Fez os seus primeiros estudos na Escola Municipal São Geraldo e Escola Estadual Teodomiro Caldeira Beão, em Itamarandiba (MG). O segundo grau foi cursado nos colégios Arquidiocesano de Curvelo (MG); Nossa Senhora do Carmo e Escola Estadual Francisco Inácio Peixoto, em Cataguases (MG).
Pela Pontifícia Universidade Católica de Belo Horizonte cursou filosofia, obtendo o grau de bacharelado; Já pela Universidade Federal de Juiz de Fora obteve a licenciatura. Cursou teologia no Instituto Teológico Arquidiocesano Santo Antônio (ITASA), em Juiz de Fora (MG).
Recebeu os ministérios de Acolitato e Leitorato no dia 15 de novembro de 2000, de dom frei Célio de Oliveira Goulart, então bispo de Leopoldina. Foi ordenado diácono no dia 12 de dezembro de 2001, na Catedral de São Sebastião de Leopoldina, também por dom Célio.
Sua ordenação presbiteral aconteceu no dia 21 de abril de 2002, no Santuário Santa Rita de Cássia, em Cataguases, pela imposição das mãos de dom Ricardo Pedro Chaves Pinto.
Exerceu o seu ministério sacerdotal em diversas regiões do território diocesano de Leopoldina, como vigário paroquial do Santuário Santa Rita de Cássia (2002), em Cataguases;
Administrador Paroquial da Paróquia Sant’ana, em Santa de Cataguases, entre os anos de 2002 e 2006;
Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Muriaé, por três meses, no ano de 2007;
Administrador Paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Patrocínio, em Patrocínio do Muriaé, entre 2007 e 2015, quando também exerceu a função de vice-reitor do Seminário Nossa Senhora de Guadalupe, em Juiz de Fora;
Foi administrador paroquial da Paróquia Santo Antônio, em Visconde do Rio Branco (MG), entre 2015 e 2017;
Capelão da Igreja N.S. Divino Pranto e Capelania Hospitalar de Muriaé, entre 2017 e 2020;
Atualmente, Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Patrocínio, em Patrocínio do Muriaé (MG).