O recém-ordenado padre para o exercício de seu ministério na Diocese de Leopoldina, Pe. Paulo Emílio Carneiro Xavier, tomou posse como pároco da Paróquia Nossa Senhora Madre de Deus, em Angustura e Administrador Paroquial da Paróquia Santo Antônio, em Providência.
O rito de posse e celebração eucarística aconteceu neste domingo, 17 de janeiro de 2021, na Matriz de Angustura, onde o padre residirá. Ele assume o desafio de reorganizar as estruturas administrativas, pastorais e canônicas da Região Pastoral 1, criada pela Diocese de Leopoldina, atendendo o Distrito de Angustura e comunidades em seu entorno, pertencentes ao município de Além Paraíba (MG), além da área paroquial da Paróquia Santo Antônio, no Distrito de Providência, em Leopoldina (MG), que abrange alguns povoados e distritos dessa região.
A celebração foi presidida pelo bispo diocesano, dom Edson Oriolo, que destacou em homilia os desafios de evangelização do padre Paulo Emílio, que assume os trabalhos nesta região pastoral, mostrando a presença da Igreja Católica Apostólica Romana, aproximando o povo de Deus.
“O sacerdote dedica toda sua vida a serviço da comunidade. Existe uma expressão muito bonita que a Igreja vem aprofundando, que se chama ‘Caridade Pastoral’, quando o sacerdote chega numa comunidade e dedica sua vida, seu ministério, em servir. A realização do sacerdote passa pela caridade pastoral. O padre Paulo Emílio foi ordenado há pouco tempo. Acolha-o como irmão, como filho e amigo. Rezem por ele, pois fará parte da vida de vocês. Ele veio para revelar e manifestar o Espírito Santo, o Espírito de Deus. É um presente da diocese, do bispo e dos padres, que o entregam a esta comunidade para oxigenar a vida paroquial, para que possamos crescer cada vez mais em nossa fé”, comentou.
Por sua vez, os paroquianos manifestaram a gratidão ao bispo por designar um padre para a região, registrando o apreço e clamor desta parte do Povo de Deus com a chegada do padre Paulo Emílio. “Nossa comunidade há tempos espera um padre. Deus iluminou dom Edson para a criação de uma região pastoral. Estimado padre Paulo Emílio, a partir de agora, o senhor faz parte de cada família de nossa comunidade. Aqui estamos para fortalecer o seu ministério. Rezamos com sua chegada e preparamos cada detalhe com muito carinho Oferecemos nosso apoio e amizade”, descreveram os paroquianos.
Em seu discurso, o padre Paulo Emílio Carneiro Xavier disse que deseja ser um verdadeiro pai espiritual para liderar, acompanhar e pastorear as comunidades de fé, sendo um campo fértil de evangelização. “Como sacerdote desejo ser o mediador entre Deus e os homens nessa região pastoral. No entanto, para que tudo isso aconteça será necessário além de minha coragem e ardor missionário a abertura de coração de vocês para que possamos assim caminhar juntos”, comentou.
Leia na íntegra o discurso do Pe. Paulo Emílio Carneiro Xavier
Gostaria de nesse momento dirigir algumas palavras de agradecimento.
O agradecimento primeiro é a Deus pelo dom da minha vida, por ter me chamado para fazer parte do ministério sacerdotal tendo como pastor e guia Ele: o Sumo e Eterno Sacerdote Jesus Cristo. Agradeço a Deus também por hoje me confiar esta missão, a missão de ser pastor nessa região pastoral.
Agradeço a Virgem Maria por me conceder a graça de ter minha primeira paróquia dedicada a Ela: Santa Mãe de Deus. Tudo isso ó Mãe mostra-me o quanto a Senhora tem gestado e cuidado de minha vocação.
Enquanto era seminarista consagrei minha vocação a Senhora no retiro espiritual do seminário no ano de 2016 e desde então a Senhora tem mostrado seu imenso carinho por mim e principalmente por minha vocação. Prometo minha Mãe Celeste cuidar dessa paróquia e de seus fiéis com profunda atenção como cuidou o discípulo amado da Senhora e peço também querida Mãe que cuide também de mim e deste rebanho como cuidastes do vosso discípulo.
Agradeço ao Dom Edson que tem tido para com a diocese de Leopoldina um carinho grande e um olhar especial. O senhor tem sido um verdadeiro pastor ao demonstrar grande preocupação com a evangelização e com o povo de Deus. Muito obrigado pela confiança e permita-me chamar-lhe de pai. Conte com minha ajuda, respeito e obediência. Saiba que o meu desejo é somar com evangelização, levar a Palavra de Deus, os sacramentos, instruir os fiéis, mostrar a eles a riqueza e beleza de nossa Igreja e nunca ser motivo de problemas para o senhor na paróquia e na diocese.
Agradeço a presença dos padres que aqui estão. A presença de vocês fortalece ainda mais a colegialidade presbiteral e mostra de forma bastante evidente que somos todos membros de uma mesma família. Contem comigo este irmão mais novo no presbitério.
No dia de minha ordenação sacerdotal eu disse e hoje repito: peço aos senhores que me ajudem, pois a grande experiência dos senhores é que me auxiliarão para que eu seja um bom padre.
Agradeço a todos os seminaristas que auxiliaram nessa liturgia e na pessoa desses seminaristas agradeço ao seminarista Matheus que muito ajudou para que tudo acontecesse de forma tão harmônica na Eucaristia que celebramos.
Agradeço a todos que aqui estão: familiares, amigos, paroquianos da Igreja Divino Espirito Santo em Ubá que vieram representados por um pequeno número de fiéis que gostariam de aqui estarem, mas que devido a pandemia não puderam.
E agradeço muito também a Deus pela vida de vocês fiéis da Paróquia Madre de Deus de Angustura e Santo Antônio de Providência que a partir de hoje fazem parte de meu rebanho. Que Deus os abençoe, agradeço e louvo a Deus pela vida de vocês meus paroquianos.
Agradeço a vocês paroquianos pelo acolhimento. Durante um tempo rezaram, sonharam e por fim organizaram este momento preparando minha acolhida. Quero ser para vocês um verdadeiro pastor: exortando com as palavras, ensinando-os com exemplo, santificando-os com os sacramentos e zelando por aquilo que vocês possuem de tão belo e valioso que é o patrimônio da Igreja.
Desejo, caros filhos, ser para vocês um verdadeiro pai espiritual, não desejo apenas liderá-los, mas principalmente acompanhar e pastorear as comunidades de fé de Angustura e Providência e suas referidas comunidades para que, deste modo, essa região pastoral seja um campo fértil de evangelização.
Como sacerdote desejo ser o mediador entre Deus e os homens nessa região pastoral. No entanto, para que tudo isso aconteça será necessário além de minha coragem e ardor missionário a abertura de coração de vocês para que possamos assim caminhar juntos.
Lembremo-nos que Deus nos criou, colocou-nos neste mundo e um dia há de chamarmos, mas é necessário que enquanto aqui estamos façamos história colocando-nos a serviço de Deus e de sua Santa Igreja para que assim a evangelização aconteça, corações sejam tocados e Nosso Senhor seja amado, adorado e servido.
Peço a vocês caros fiéis desta paróquia, aqueles que aqui vieram e aqueles que nos acompanham de suas casas para que rezem por mim e por meu ministério, pois sou falho e reconheço minhas limitações, no entanto, a confiança na Bondade divina, o desejo de se deixar guiar-se por Jesus e as boas amizades são minha esperança.
Muito obrigado!
Sobre o padre Paulo Emílio
Paulo Emílio Carneiro Xavier é natural de Muriaé (MG), do Distrito de Boa Família, onde viveu até os seus oito anos de idade. É filho de Sebastião Aparecido Ferreira Xavier e de Claudinéia Carneiro Xavier.
Sua paróquia de origem é a Nossa Senhora do Sagrado Coração, em Muriaé. Ingressou em 2012 no Seminário Propedêutico Santa Rita de Cássia, em Astolfo Dutra. Em 2013 foi para o Seminário Maior Nossa Senhora de Guadalupe, em Juiz de Fora (MG). Cursou filosofia e teologia no Centro de Ensino Superior (CES) de Juiz de Fora.
Seus trabalhos pastorais foram desenvolvidos nas paróquias Santa Rita de Cássia e Nossa Senhora do Rosário, em Cataguases (MG) e na Paróquia Divino Espírito Santo, em Ubá (MG).
Foi ordenado diácono pela imposição das mãos de dom Edson Oriolo, no dia 15 de agosto de 2021, na Catedral Diocesana de São Sebastião, em Leopoldina (MG).
A ordenação sacerdotal ocorreu no dia 12 de dezembro de 2020, na Igreja Matriz Nossa Senhora do Sagrado Coração de Muriaé (MG), paróquia de origem do clérigo.