Após 50 anos, o Seminário Nossa Senhora Aparecida foi reaberto nesta segunda-feira, 25 de janeiro de 2021, em Leopoldina, na Zona da Mata Mineira . O momento foi marcado por uma Solene Celebração Eucarística na Matriz Nossa Senhora do Rosário, em Ação de Graças pelo primeiro ano de pastoreio de dom Edson Oriolo na Igreja particular de Leopoldina. Em decorrência da pandemia Covid-19, o evento foi restrito aos padres e seminaristas.
A missa foi presidida por dom Edson Oriolo e concelebrada pelo bispo emérito da Diocese de Juazeiro (BA), dom José Geraldo Cruz, AA, religioso da Congregação dos Agostinianos da Assunção. Dom José Geraldo reside no Distrito de Bom Jesus da Cachoeira, em Laranjal (MG), um dos municípios da área episcopal da Diocese de Leopoldina.
Após a celebração eucarística, os presbíteros e seminaristas saíram em procissão da Igreja Matriz do Rosário até o Seminário Diocesano Nossa Senhora Aparecida, onde bispo aspergiu água benta para abençoar o local.
O Seminário Diocesano Nossa Senhora Aparecida teve sua pedra fundamental lançada no dia 27 de novembro de 1947, mas suas atividades em Leopoldina foram paralisadas em 1970. Os seminaristas propedeutas chegaram a residir em casas de formação localizadas nos municípios de Cataguases, Astolfo Dutra, Visconde do Rio Branco e Muriaé.
Segundo dom Edson, a reabertura do seminário em Leopoldina, sede do bispado, justifica-se devido a necessidade de proximidade do bispo com o processo de formação, o investimento de uma identidade para o seminário da Diocese, aproveitando estrutura que foi construída para essa finalidade, com capacidade de 100 residentes, possuindo ainda salão de eventos, refeitório, estacionamento e área de lazer. O seminário funcionará concomitantemente com o Centro Pastoral Dom Reis.
No seminário propedêutico, os jovens candidatos ao ministério presbiteral recebem acompanhamento de um formador para o desenvolvimento de qualidades, aptidões cristãs e humanas, tendo ainda suporte psicológico para o amadurecimento nas dimensões pastoral, intelectual e espiritual.
Passando por esta fase, o vocacionado ingressa no Seminário Maior Diocesano Nossa Senhora de Guadalupe, localizado em Juiz de Fora (MG), onde frequentam os cursos de filosofia e teologia. Eles também trabalham auxiliando as atividades pastorais nas paróquias, passando por uma série de preparações, até a ordenação diaconal e, depois, a sacerdotal.
Durante a solene celebração eucarística, o padre Antônio Márcio Marques de Queiroz, chanceler do bispado, leu alguns decretos e nomeações de padres para o exercício de funções em diversas frentes de trabalhos na Diocese de Leopoldina, como a nomeação dos reitores: Pe. Alessandro Tavares Alves (Seminário Nossa Senhora Aparecida) e Pe. Paulo Roberto Gomes (Seminário Nossa Senhora de Guadalupe.
Cobertura:
João Gabriel B. Meneghite – Comunicação e Marketing Diocese de Leopoldina
Jamilton Arruda – Pascom
Márcio Afonso – Pascom
Edgar Abreu – Pascom