O Monsenhor Alexandre dos Santos Ferraz tomou posse como pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Ubá (MG), dando continuidade aos trabalhos de evangelização anteriormente desempenhado pelo padre Jovani Becari, agora vigário paroquial da Paróquia Santa Rita de Cássia de Cataguases.
Nos últimos anos, o Mons. Alexandre exerceu o seu ministério sacerdotal na Paróquia São José, no município de Tocantins (MG). A Solene Celebração Eucarística que marcou a acolhida do sacerdote em sua nova comunidade paroquial foi presidida por dom Edson Oriolo na noite desta terça-feira, 07 de fevereiro de 2023, na Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário. Foram os concelebrantes o vigário da Forania de Ubá, padre Eduardo Francisco; o vice-chanceler do bispado, padre Fernando José de Freitas; Pe. Edson José Ribeiro, Pe. Marcos Caldas Abreu e Frei Alexandre de Souza. Participaram da Santa Missa os sacerdotes cerimoniários do bispado, Pe. João Victor Melo Martins e Pe. Rodrigo de Carvalho, bem como os familiares do Mons. Alexandre, as religiosas da comunidade de Ubá das Irmãs Carmelitas Descalças Servas dos Pobres do Brasil e uma numerosa representação de fiéis da cidade e região, principalmente onde o Mons. Alexandre exerceu o seu ministério sacerdotal.
Em homilia, dom Edson Oriolo agradeceu ao monsenhor Alexandre por aceitar o convite em conduzir os trabalhos na referida comunidade paroquial. Comentou sobre sua preocupação com a evangelização no município de Ubá, tendo em vista o índice de crescimento populacional acima da média nacional, o que faz surgir novos desafios para a ação evangelizadora.
O bispo comentou ainda sobre a responsabilidade do sacerdote como vigário geral da Diocese de Leopoldina, tendo agora essa importante missão na cidade de Ubá, sendo um sinal da presença da sede da diocese na região.
Destacou ainda a religiosidade da parcela do povo de Deus em Ubá e que a Igreja não pode perder a oportunidade para anunciar a Boa Nova. “Por isso os padres da cidade vão trabalhar numa única forania, com o sistema interparoquial, pois queremos que o Evangelho chegue na mente e coração de muitas pessoas”, concluiu
João Marcos representou todos os paroquianos no discurso proferido nos ritos finais da Santa Missa e demonstrou a alegria de todos por acolher novamente o sacerdote na comunidade paroquial. Ele lembrou do dia 18 de julho de 1991, quando o monsenhor Alexandre tomava posse na paróquia Nossa Senhor do Rosário, marcando a sua primeira passagem em Ubá. “Durante um bom tempo foram muitos encontros, amizades criadas e ensinamentos. O senhor, com muito amor e zelo, como um pai, irmão e amigo nos conduziu e ajudou a construir nossa caminhada até o dia 10 de fevereiro de 2008, quando nos deixou para seguir sua missão como sacerdote em outra comunidade paroquial. Neste momento que marca o seu retorno, queremos demonstrar nossa grande alegria e satisfação em acolher o senhor em nossa paróquia”, disse.
Ainda nos ritos finais o monsenhor Alexandre fez o uso da palavra para agradecer a todos, recordando um pouco de sua trajetória como sacerdote. Disse que ficou muito feliz com a presença das caravanas oriundas de diversas cidades onde trabalhou. Lembrou do lema de sua ordenação sacerdotal ‘Quem é que vai nessa barca de Jesus’, extraído da canção Ida, tocada em sua ordenação no dia 30 de novembro de 1984, na Igreja Matriz de São João Batista, em Visconde do Rio Branco (MG), quando foi ordenado pelo então bispo diocesano, Dom Gerardo Ferreira Reis.
Também recordou de sua primeira experiência como vigário paroquial em Além Paraíba, do período de dois anos e meio em Guiricema (MG) e, em 1991, quando chegou pela primeira vez na Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Ubá.
“Há tempos para tudo, para rir, chorar, tempo para a chegada, para sair, mas agora estou descobrindo que há tempo para retornar. Nunca pensei que poderia voltar, mas o plano de Deus foi outro. Tenho a consciência de que existe um novo tempo e vou me esforçar para voltar melhor. Aqui estou para caminhar, rezar, celebrar, acolher, perdoar, conduzir e apontar Jesus no meio de nós, continuando essa bonita história juntos”, comentou.
Durante o seu ministério sacerdotal na comunidade paroquial de Nossa Senhora do Rosário de Ubá, monsenhor Alexandre conduziu diversas frentes de trabalhos juntamente com os seus paroquianos, criando novas comunidades, pastorais e movimentos. Construíram capelas, casa paroquial, ajudaram a viabilizar a criação da nova paróquia que surgia naquela época, a Paróquia Santa Bernadete. Iniciaram também a primeira fase da construção do centro de pastoral, bem como outros trabalhos como a reforma total do presbitério, pintura artística no interior do templo, entre outros.