A formação dos presbíteros é intensa e exigente. Os candidatos devem cursar Filosofia e Teologia, de modo que estejam minimamente preparados para assumir o ministério sacerdotal. Em nosso Seminário Maior Nossa Senhora de Guadalupe há três seminaristas que concluirão a faculdade de Filosofia neste ano de 2020.
Há quatro anos, os seminaristas Alex Pereira e Luís Fernando Bertolato, da paróquia São Sebastião, de Rodeiro, e o seminarista Heitor Vinícius, da paróquia Nossa Senhora da Consolação, de Além Paraíba, davam início aos estudos de filosofia no então Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES-JF), hoje UniAcademia. Agora, os seminaristas, próximos de encerrar essa etapa, precisam de aprovação no trabalho de conclusão do curso, para que obtenham a licenciatura em Filosofia.
“Encerrar uma etapa é sempre uma grande alegria e as expectativas são as melhores possíveis. Por mais que existam dificuldades, nunca podemos esconder a riqueza intrínseca desse processo de formação, que nos capacita, através do conhecimento filosófico, para atuarmos como pessoas éticas, de forma dinâmica, comunitária e solidária na vida da Igreja e da sociedade”, disse Alex.
O seminarista Heitor ressaltou as dificuldades deste novo tempo e as conquistas dos anos de estudos. “Na reta final de um curso de graduação, com a elaboração do TCC, muito mais do que ter a sensação de dever cumprido, ficam grandes conquistas: as amizades com a turma, o respeito pelo pensamento diferente e a certeza de que todos são eternos aprendizes das coisas de Deus”.
Por sua vez, o seminarista Luís Fernando revelou que “além das aulas, tem sido um período intenso de pesquisa, leitura e escrita, visando o desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso. Diante disso, dinamicidade é imprescindível, pois exige adaptação aos horários, inclusive da família, para que se possam atingir os objetivos”.
Peçamos a intercessão de Nossa Senhora, Sede da Sabedoria, para os nossos seminaristas.
PASCOM – SEMINÁRIO MAIOR NOSSA SENHORA DE GUADALUPE