Legenda: Os padres Valdemar Tadeu Ferreira Orsay Gonçalves Lima, Marcos Luiz Caldas de Abreu e Carlos Henrique Mariosa, do Conselho para Assuntos Econômicos, serão supervisores do investimento.
O bispo da Diocese de Leopoldina, dom Edson Oriolo, realizou na manhã desta quinta-feira, 15 de outubro de 2020, uma videoconferência com o conselho diocesano para assuntos econômicos, discutindo diretrizes e metas para o próximo ano.
Duas importantes frentes de trabalhos serão implementadas: a reabertura do Seminário Diocesano Nossa Senhora Aparecida, em Leopoldina (MG) e a criação de duas regiões pastorais especiais, que receberão assistência evangelizadora.
Como forma de auxílio a essas atividades, três veículos serão adquiridos: um deles para o atendimento das demandas pastorais da reitoria do seminário diocesano e os demais para locomoção dos clérigos em áreas rurais, onde estão as paróquias e comunidades que fazem parte das novas regiões pastorais especiais.
Dom Edson destacou a dinâmica da diocesaneidade e missionariedade, fatores importantes para amparar o novo trabalho pastoral que será desenvolvido. Dessa forma, ficou definido que as paróquias contribuirão com o custeio do investimento, de acordo com a realidade das foranias.
A justificativa para o estabelecimento das porcentagens de contribuições que serão feitas pelas foranias, tiveram base num estudo financeiro do fluxo de caixa das paróquias, ficando assim definido: Além Paraíba (17%); Cataguases (15%); Leopoldina (15%); Muriaé (25%); Ubá (26%); Visconde do Rio Branco (7%).